Redes Sociais

Twitter na briga pelos direitos de transmissão da IPL, a liga de críquete da Índia

Com positiva experiência na NFL, microblog deseja invadir o país a partir da maior paixão esportiva do indiano

17 out, 2016

O Twitter parece disposto a dar um grande passo dentro do esporte e não se limitar apenas ao BIG 4 dos Estados Unidos. Se atualmente tem dado maior atenção à NFL para transmissão de partidas do Thursday Night Football, o microblog agora quer invadir a Índia com um acordo com a Primeira Liga Indiana (IPL), a liga de críquete do país.

O Conselho de Controle de Críquete na Índia (BCCI) abriu recentemente concorrência para a venda dos direitos de transmissão da IPL, sendo um período de dez temporadas para a Tv e cinco para o digital. A operadora de telecomunicações indiana Reliance Jio e a norte-americana Amazon também estão na briga pelo streaming.

ipl-twitter

O Twitter embasa sua presença na negociação em um dado interno muito importante: nove em cada dez usuários do Twitter na Índia são declaradamente fãs de críquete. Durante este ano, a rede registrou 10.6 milhões de tweets relacionados ao torneio, valorização de 56% em relação ao ano passado.

Apesar do interesse das gigantes da internet, o BCCI está disposto a valorizar seus pacotes de transmissão e envolver todos os direitos de mídia (tv local + internacional + digital) em um único pacote. Neste caso, as locais Star India e Sony Pictures Network India (SPNI) levam vantagem sobre as demais.

Antes tido como ‘elitizado’, o críquete se tornou o esporte mais popular da Índia e seus praticantes são verdadeiras celebridades no país. Em 2014, os jogos da seleção chegaram a impactar cerca de 400 milhões de pessoas.