Opinião MKT

NBB se consolida como uma das principais forças digitais do esporte brasileiro

Transmissões ao vivo, conteúdos originais e patrocinadores: a liga brasileira de basquete tornou-se sinônimo de bom uso das redes sociais

23 jan, 2017

Por Eduardo Esteves

 

O basquete brasileiro certamente vive o seu melhor momento. Se tratando de NBA, a atual temporada representa o recorde de jogadores brazucas atuando por lá. Já a NBB Caixa, além dos sucessivos acordos de patrocínio fechados e que denotam a força de sua imagem perante a indústria, a página da liga no Facebook atingiu a marca dos 450 mil seguidores na última semana.

O número faz do NBB a maior liga esportiva do país na rede social fora o futebol e o coloca como a quarta força do basquete no mundo digital atrás apenas da NBA (32 milhões), FIBA (3.5 milhões) e Euroleague (636.3 mil). Desde o início da atual edição, em novembro, foram 62.137 novos usuários (ou 20.6 mil por mês).

nbb

Mais do que números, o perfil preza pelo engajamento dos seus usuários. Hoje, Sky e Avianca utilizam as páginas (inclui-se também a do Twitter) para ações de conteúdo, como o “Cestas Impossíveis” e “Controle do Jogo SKY”, da operadora; e a “Ponte Área Avianca”, da companhia aérea.

Além do aspecto comercial, a fan page tem feito transmissões de partidas ao vivo via Live com números de audiência pra lá de satisfatórios. Até o momento, treze já foram disponibilizadas, com 405.664 visualizadores únicos (média de 31.2 mil por jogo) e alcance total de quase 3 milhões de pessoas.

Tamanha importância dada ao ambiente digital, LNB e Facebook uniram forças em prol de um Media Training para os assessores de imprensa dos clubes que disputam a liga.

Crescimento da base, engajamento, parceiros comerciais, profissionalização e transmissões exclusivas: o NBB se consolida cada vez mais como uma das principais forças digitais do esporte brasileiro.