Uncategorized

Sobre a Centauro, e-commerce esportivo do Brasil

Com lojas físicas e online, e-commerce oferece camisas de futebol e uma ampla linha de produtos esportivos

Sobre a Centauro, e-commerce esportivo do Brasil

25 de fevereiro de 2017

2 minutos de Leitura

Fundada em 1981, a Centauro é tida como a maior rede multinacional de varejo em artigos esportivos. Diferentemente da Netshoes, sua concorrente, a marca está presente nos principais shoppings do país a partir de um conceito de megastore que reúne diversas categorias de esportes, entretenimento e experimentação de produto.

Sebastião Bonfim Filho, então com 28 anos, herdeiro de um varejista de tecido de Caratinga, tinha uma ideia na cabeça e aproximadamente US$ 10.5 mil no bolso. No contexto global, os Estados Unidos e seu forte interesse pela forma física e culto ao corpo e à saúde. Em paralelo, praticantes de corridas invadiam parques e ruas. Impressionado com o que viu no exterior, ele decidiu abrir uma loja de roupas e materiais esportivos, em abril de 1981, em Belo Horizonte. A oferta de camisetas, calções, abrigos de moletom e tênis atraiu primeiro seus amigos, mas rapidamente a clientela cresceu.

O nome, CENTAURO, remete à criatura com corpo de cavalo e torso de homem. Sebastião soube que, na mitologia, os centauros eram monstros cruéis, ainda assim optou por seguir com o nome. Com apenas quatro funcionários, a pequena loja já nasceu com propostas de trabalho muito bem definidas.

Entre as linhas de produtos oferecidas, além de camisas oficiais de clubes de futebol, estão roupas, equipamentos de ginástica e também possui marcas próprias: oxer (para academia, corrida, natação, surf, ciclismo e casual), Nord Outdoor (camping), X7 (skate) e Adams (futebol, basquete e tênis).

O e-commerce ainda apoia e patrocina diversos eventos esportivos, como corridas de rua, atletas e árbitros de futebol. Marcelo Melo, do tênis, é um dos embaixadores da marca, além do Movimento por um Futebol Melhor, da Ambev.

Em 2015, a Centuro foi eleita pelo prêmio e-bit como “a melhor loja do e-commerce na categoria moda & acessórios”. Já em 2016, o público paulistano elegeu como a loja de material esportivo preferida, em votação feita pela Folha de São Paulo.
Compartilhe