Publicidade
Opinião MKT

COMO AUMENTAR MINHA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E CHANCES NO MERCADO? DESCUBRA!

Experiência profissional é uns dos requisitos principais no momento de uma empresa optar por um candidato em detrimento de outro

21 abr, 2017 Escrito por MKT Esportivo
como-aumentar-minha-experiencia-profissional-mercado-descubra

Experiência profissional é uns dos requisitos principais no momento de uma empresa optar por um candidato em detrimento de outro.

Por outro lado, sabemos que acumular experiência e know-how em um mercado tão concorrido quanto o esportivo torna-se um grande desafio. Eduardo Esteves, dono do MKTEsportivo, recentemente deu uma palestra com 8 atitudes que podem ser fundamentais para que você se sobressaia no momento de buscar uma oportunidade.

Separamos algumas das dicas que o profissional disponibilizou aos participantes para você que por ventura não tenha conseguido assistir ao webinar. Infelizmente, muitos dos tópicos presentes no material disponibilizado e desenvolvido pelo MKTEsportivo figuram em portais de profissionais que contam com agências de conteúdo para desenvolver seus artigos. Ainda assim, decidimos separar os principais temas abordados.

Vamos à eles:

1. Seja voluntário

Além de contribuir com a sociedade, pessoas que realizam trabalhos voluntários são muito valorizadas em uma empresa. Isso ocorre porque o voluntariado faz com o que o profissional desenvolva duas importantes frentes: o crescimento pessoal e a proatividade. Dentro das organizações, essas características são primordiais para um profissional.

Ser voluntário oferece uma experiência única dentro de uma competição. Tido como um “agente da hospitalidade”, ele atua diretamente no suporte de quase todas as áreas dentro da estrutura organizacional do evento. A mão na massa existe, é claro, e você está lá justamente para trabalhar, mas o acesso liberado aos profissionais envolvidos na produção, a proximidade que você constrói com a agência responsável pela produção, o trânsito entre as estruturas e o funcionamento do evento em si, enriquecem a visão e o senso crítico em relação ao que é trabalhar com o esporte. Sem esquecer o networking e a experiência adquirida.

Trata-se, portanto, de uma excelente alternativa para quem busca se destacar no mercado.

2. Tenha foco profissional

Os cursos de especialização e capacitação são ótimas opções para o profissional se manter atualizado, mas deve-se ter em mente que o acúmulo dos mesmos no currículo pode acarretar uma série dúvida em relação ao que realmente quer para o futuro.

Dentro do esporte, você já parou para pensar no que realmente deseja? Quer empreender? Ser funcionário? Quer trabalhar em uma agência de marketing esportivo ou empresa que utilize o esporte como plataforma de negócio (Samsung, Visa, Red Bull e etc)? Assessorar e gerenciar a imagem de um atleta ou o setor de comunicação de uma equipe? Gosta da adrenalina e pressão e o seu negócio é mesmo eventos?

Dentro deste (amplo) cenário que apresentei, seu perfil é para área comercial? Atendimento? Planejamento? Executivo de contas? Captação de patrocínio? Ambiente digital? Tem ideia disso? Viu como são muitas perguntas a serem respondidas? Saiba que elas irão te auxiliar a – pelo menos – traçar um caminho

Por outro lado, a expansão do conhecimento possibilitada pelos cursos faz com que a pessoa seja mais valorizada em sua carreira.

3. Rede de contatos

Networking? É fundamental. Ter uma rede de contatos profissionais é importante para conseguir indicações e recomendações. Desta maneira, ao conseguir indicação, cabe à você se manter a partir de sua competência.

Procure alguém em quem confie e faça dessa pessoa uma referência, uma espécie de “padrinho profissional”. Ela pode te dar dicas sobre a sua área, repassar conhecimentos importantes e até mesmo indicar para uma vaga.

4. Não apenas construa, ATIVE seus contatos

As redes sociais profissionais (esqueça adicionar no Facebook) são excelentes lugares para buscar ofertas de emprego, compartilhar artigos que você escreve e fazer networking.

O LinkedIn, por exemplo, tem cerca de 25 milhões de usuários só no Brasil. Tenha um perfil completo por lá, adicione e ATIVE seus contatos por lá. Por lá, descreva o que já fez, liste as maneiras que você se capacitou e quais são as suas principais habilidades. É preciso ser um usuário realmente ativo para alcançar resultados positivos.

 

Comentários