Publicidade
Redes Sociais

100 milhões de fãs e os esforços pelo pioneirismo de uma marca

Final de semana foi marcado por uma disputa entre Real Madrid e Barcelona para alcançar 100 milhões de seguidores no Facebook

3 abr, 2017 Escrito por MKT Esportivo
Array
(
    [share] => Array
        (
            [comment_count] => 0
            [share_count] => 32
        )

    [og_object] => Array
        (
            [id] => 1288851717850453
            [type] => website
            [updated_time] => 2017-04-03T17:34:47+0000
        )

    [id] => http://www.mktesportivo.com/2017/04/real-madrid-barcelona-100-milhoes-fas-facebook/
)

Compartilhe

  • Linkedin
    Linkedin
  • whatsapp
    Whatsapp
42Total

Por Eduardo Esteves

 

Esforços por uma liderança digital tomaram o final de semana de dois gigantes da Europa. Próximos de baterem a marca de 100 milhões de fãs no Facebook, Real Madrid e Barcelona deram início a uma acirrada disputa para quem conseguiria alcançar a marca primeiro.

No sábado, o clube culé enviou um e-mail (e nós recebemos) para o seu mailing com apenas uma mensagem: seguir sua página. No mesmo dia, Cristiano Ronaldo fez uma postagem em seu perfil na rede de Mark Zuckerberg pedindo que seus seguidores seguissem também o perfil dos merengues. Algo absolutamente raro no perfil do gajo, diga-se. A mesma atitude do atacante foi vista também nas páginas de Gareth Bale, Sergio Ramos, James Rodríguez e Marcelo. Já Ronaldo, Kaká e Beckham, com passagens pelo clube, endossaram a iniciativa No Twitter, Instagram e Snapchat de cada equipe, novos (desesperados) esforços. No caso catalão, um porém: nenhum atleta do elenco se envolveu na campanha. O Barça limitou-se apenas a prometer o sorteio de camisas autografadas.

Conheça o Curso Online 100% online ‘MKT Esportivo para Iniciantes’

Mas afinal, quem bateu o número primeiro? Por uma diferença de horas, o Real Madrid.

ronaldo_ Em três dias, a equipe comandada por Zidane adicionou impressionantes 3.5 milhões de seguidores, impulsionados também pela chegada da Telefónica como nova parceira e que atuará também nesta frente. O Brasil segue como o terceiro país mais popular com 5.4 milhões de fãs, atrás somente da Indonésia (9.4 milhões) e México (6.3 milhões). Apesar dos esforços do FC Barcelona, nada se comparou ao incremento que obteve logo após sua épica vitória contra o PSG, quando em poucas horas 1 milhão de novos fãs chegaram ao perfil.

Apesar da liderança global do Real Madrid entre os clubes no Facebook, é o Barça segue como líder na somatória de todas as redes sociais com 280 milhões de fãs (sendo 50 milhões no Instagram e 3 milhões de inscritos no YouTube). Destaque para os seus 9 perfis no Twitter, em inglês, português, espanhol, catalão, japonês, indonésio, árabe, francês e turco, que representam 41 milhões de seguidores.

Com uma ampla comunicação comemorativa, Real Madrid e Barcelona mostram que a rivalidade também é levada muito a sério no campo digital. Apesar de um certo “desespero” pela barreira dos 100 milhões, serei justo: ambos buscam maneiras de engajar o fã e ofertar à ele as mais variadas experiências independente do país que o mesmo estiver. Monetização e acordos exclusivamente para o digital, seguem sendo uma lacuna a ser preenchida.

like_barcelona

 

 

Comentários