Uncategorized

Patrocínio esportivo e o profissional de marketing esportivo

A importância do investimento no esporte e as características de um profissional do segmento

1 jun, 2017

Pensar nos fatores emocionais que envolvem os consumidores de determinada marca é uma das funções do marketing esportivo. Isso porque a relação entre a marca e o consumidor, nesse mercado, não se dá simplesmente por necessidade, mas sim por paixão, desejo e emoção.

Quando alguém decide comprar uma camisa do time ou clube preferido, pode-se imaginar os fatores que o fizeram tomar tal decisão. Pense, por exemplo, na emoção que ela sente ao ter a camisa da sua equipe preferida, ir para o estádio com ela ou até mesmo de usá-la em casa com a família.

Esse item possui mais valores emocionais envolvidos do que uma camisa comum, para usar no dia a dia. E isso, para um negócio que investe em determinado time, é muito importante, pois a percepção que o torcedor tem é a de parceria.

Ou seja: ele não enxerga a marca somente como uma anunciante ou uma empresa que quer vender os seus produtos, mas como uma amiga do seu time.

Marketing Esportivo no Brasil

Com exceção da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o marketing esportivo no Brasil ainda está longe de ser tão bem-sucedido quanto em outros países, como nos Estados Unidos.

As ações brasileiras se limitam, basicamente, em expor logomarcas de empresas em camisetas ou telões durante os eventos. Além disso, apesar de alguns esportes estarem em expensão no Brasil, ainda é o futebol, quase sozinho, quem movimenta a indústria.

No entanto, há alguns cases de sucesso que merecem destaque. Em 2012, por exemplo, a Zurich Seguros resolveu fazer uma ação de marketing em um jogo do Palmeiras e Santos, em São Paulo.

Na ocasião, ao contrário do que os torcedores estavam esperando, quem entrou no estádio foram os jogadores do São Paulo FC e do Corinthians. É óbvio que o público ficou espantado, sem entender nada.

Logo após o apito inicial, um locutor deu a seguinte explicação: ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário. Mas você pode contar com a Zurich Seguros para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro.

Na época, a ação foi bastante elogiada, e ainda é lembrada até hoje quando o assunto é o marketing esportivo brasileiro.

Importância do patrocínio

Uma das ações mais importantes em estratégias de marketing esportivo é o patrocínio. Afinal, fortalecer as marcas e criar um bom relacionamento com os consumidores sempre foi um dos objetivos de marketing de qualquer empresa.

E no esporte isso é ainda maior, uma vez que a relação entre consumidores e marcas é acrescentada de aspectos emocionais que podem resultar nos seguintes pontos:

O profissional de marketing esportivo

Todo profissional quer se destacar, seja onde for que estiver trabalhando. No marketing esportivo, não é diferente, e a receita para que isso aconteça é praticamente a mesma dos outros setores:

A verdade é que, quanto mais você buscar informações sobre marketing esportivo, mais coisas descobrirá. Hoje, existem várias referências de mercado, cursos e certificações que podem te ajudar a compreender melhor esse universo apaixonante do esporte.

Então, com base nos conhecimentos que adquirir, você poderá aprender a consolidar marcas e organizações, com estratégias sólidas que gerem resultados surpreendentes por meio do marketing esportivo!