Publicidade
Indústria

Tecnologia, Ásia e Big Data: os planos da Rakuten no FC Barcelona

Empresa de serviços de internet irá ocupar o espaço máster da camisa e a categoria ‘Parceiro Global de Inovação e Entretenimento’ do clube

17 jul, 2017 Escrito por MKT Esportivo
rakuten_

Centenas de pessoas marcaram presença na Rakuten Crimson House, em Tóquio, para acompanhar o lançamento oficial do patrocínio da Rakuten ao FC Barcelona. O evento, e isso explica a quantidade de fãs que foram ao local, contou com as participações de Lionel Messi, NeymarGerard Piqué e Arda Turan.

A empresa global de serviços de internet, que além do espaço máster da camisa irá ocupar a categoria ‘Parceiro Global de Inovação e Entretenimento‘ do clube, intensificará esforços que façam com que os jogadores se aproximem dos fãs em todo o mundo a partir de iniciativas que mostrem a sua capacidade tecnológica utilizando, por exemplo, drones, comércio eletrônico e inteligência artificial. De imediato, o aplicativo Viber, de propriedade da japonesa, se tornou o canal de comunicação oficial do Barça.

Uma das apostas do patrocínio pelo lado do clube será sua presença na Ásia. A Rakuten será responsável pelo primeiro e-commerce do Barcelona no continente. A loja online estará dentro do Rakuten Ichiba, que muitos apontam atrair mais acessos que gigantes como Yahoo, Amazon e Youtube. Diferentemente do e-commerce da Nike no Japão, que vende apenas camisas oficiais de jogo, no Rakuten Ichiba demais licenciamentos estarão disponíveis.

rakuten_barcelona

Outro pilar que terá protagonismo no período de contrato será o Big Data. A Rakuten promete ativar suas diversas plataformas, como a Rakuten TV, a Rakuten PriceMinister (comércio eletrônico da França), Rakuten Ebates (serviço de reembolso), Rakuten Overdrive (distribuidor de e-books para bibliotecas) e a Rakuten Kobo (serviço de leitura digital) para detalhar o perfil do torcedor e seu comportamento. Ela será ainda sócia bancária do Barça e lançará cartões de crédito personalizados com o escudo culé e a imagem de Messi, Neymar, Piqué, Luis Suárez Iniesta.

Anunciado em novembro do ano passado, a Rakuten irá investir cerca de € 55 milhões por temporada. O contrato valerá até 2021 e supera ligeiramente a tabelinha Manchester United e Chevrolet (€ 54 milhões) tornando-se o patrocínio mais rentável do futebol mundial.

49711940

Comentários