Indústria

Especial | Como o fã de futebol chinês consome as ligas europeias

A relação com os patrocinadores, influência dos atletas e o consumo de conteúdo em um país que deseja ser potência até 2050

Especial | Como o fã de futebol chinês consome as ligas europeias

18 de setembro de 2017

2 minutos de Leitura

Por Eduardo Esteves

 

Se a China pretende se tornar uma potência no futebol até 2050, um novo estudo poderá se tornar um importante aliado para fortalecer a liga local e alcançar voos mais altos. De acordo com o Red Card+ Report, que ouviu mais de 30 mil fãs de futebol no país, o público que consome a modalidade é fortemente influenciado por patrocinadores de equipes europeias.

Aproximadamente 65% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar produtos do patrocinador oficial de um clube europeu, seja ele fornecedor de material esportivo ou parceiro máster/categoria. Já 58% consideram que estas marcas possuem um alto poder de influência por estarem atreladas às equipes, o que pode ser visto como uma imensa oportunidade no setor aos que desejam impactar o continente asiático.

Outra característica marcante da região diz respeito ao poder que os jogadores exercem. Cerca de 76% dos chineses preferem seguir o seu atleta favorito do que o clube que ele atua. Tal fato pode ser notado a cada desembarque dos gigantes da Europa em países da Ásia e a multidão que os mais midiáticos atraem. Por outro lado, 72% optam por seguir uma outra equipe de preferência.

china_fas1

Por fim, números sobre o consumo das transmissões. Dos entrevistados, 54% investem para assistir aos jogos, enquanto 92% prefere o aconchego do lar. Esse comportamento é influenciado por dois fatores: o fuso horário, já que as partidas iniciam 22 horas; e a força do streaming, que avança rapidamente na China. Nas redes sociais, por confiança e credibilidade, 71% prefere ler as novidade sobre futebol em contas oficiais dentro das plataformas Weibo e WeChat, deixando de lado veículos tradicionais do país.

O estudo foi conduzido pela agência Mailman em parceria com o aplicativo de futebol Sike. O objetivo é fornecer aos clubes, ligas e patrocinadores relevantes insights sobre o mercado.

Compartilhe