Redes Sociais

PSG registra o maior crescimento de fãs nas redes sociais entre os europeus

Especializada analisou números dos clubes no Facebook, Twitter e Instagram durante o período de um ano

26 out, 2017

O advento das redes sociais trouxe com ele um natural movimento que impacta positivamente o trabalho dos players envolvidos na indústria. Ao contratar um atleta de expressão, toda sua audiência passa automaticamente a acompanhar também o dia a dia da equipe em questão.

De acordo com um recente estudo divulgado pela especializada KPMG a partir do seu Football Benchmark, o PSG foi o clube que mais aumentou sua popularidade no âmbito online em um intervalo de um ano, entre outubro de 2016 e outubro de 2017. No período, houve um incremento de 31.6% em sua base de fãs contemplando as três principais redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

De acordo com a empresa, este foi o crescimento mais forte entre os europeus participantes da UEFA Champions League. Ainda que não haja uma explicação concreta, sabe-se que o destaque obtido na última janela de transferências, quando investiu € 238 milhões em novos jogadores, foi fundamental para o seu crescimento. Neymar, claro, teve um peso fundamental neste impacto, afinal, hoje o craque brasileiro concentra uma audiência de mais de 150 milhões de seguidores (partindo de uma soma absolutamente superficial e vaga).

Na sequência do ranking, o Manchester City cresceu 27.7% sua base de fãs, quase o dobro do rival do Manchester United (15%). Destaque para o Besiktas (23.9%), em terceiro lugar à frente de gigantes como Barcelona (17.5%), Liverpool (13%) e Chelsea (12.2%).