Indústria

Bilionário chinês e criador do ‘Moneyball’ adquirem o Barnsley FC

Categorias de base, elenco e comercial serão algumas das prioridades dos novos investidores do clube

20 dez, 2017

Atualmente disputando a English Football League Championship, a segunda divisão do futebol inglês, o Barnsley FC será oficialmente vendido para um consórcio liderado pelo bilionário chinês Chien Lee, da NewCity Capital e Pacific Media Group, e também por Paul Conway e Grace Hung.

O outro investidor é mundialmente conhecido por ter colocado em prática um conceito de sucesso dentro da Major League Soccer. Billy Beane, que atualmente possui uma participação minoritária no Oakland Athletics, foi retratado nos cinemas em ‘Moneyball’.

A aquisição, já aprovada pela EFL, fará com que Patrick Cryne deixe o comando após 13 temporadas. Infelizmente, Cryne sofre de câncer terminal e já havia escrito uma emotiva carta aberta aos fãs do clube alegando a necessidade da venda. Sem valores oficialmente divulgados, a negociação não deve ultrapassar os £ 20 milhões.

Chien Lee é conhecido no mundo da bola por ter adquirido 80% do Nice em 2016. Já Beane, que usa estatísticas e atributo táticos para embasar o recrutamento de jogadores, já teve o seu nome ventilado em aquisições envolvendo o Middlesbrough, Hull City e Brentford.

Os novos proprietários já deixaram claro alguns dos planos de curto e médio prazo, como investimentos nas categorias de base, em novas peças para o elenco principal, valorização de operações comerciais e ofertar experiências de fãs do Barnsley.

Oakland Athletics Spring Training Workouts