Indústria

Bundesliga obrigará que clubes tenham profissionais que atendam aos torcedores

Medida já existia dentro do futebol alemão e agora será uma obrigatoriedade dentro dos estádios

15 dez, 2017

Sinônimo de organização e modelo sustentável, a Bundesliga quer aprimorar o relacionamento com o seu torcedor. Para isso, a liga alemã obrigará que todos os clubes da elite do país tenham ao menos três profissionais que se dediquem exclusivamente (e integralmente) ao atendimento dos fãs em dias de jogos. No caso da 2.Bundesliga, a segundona, a obrigação será de dois funcionários e valerá a partir da temporada 2018/19.

Por mão de obra qualificada, a Bundesliga oferecerá uma licença exclusiva para que estas pessoas tenham a qualificação adequada e possam suprir as necessidades que surjam durante o período. Importante destacar que este requisito já existia dentro do futebol alemão, mas agora a liga optou por aumentar o número de funcionários pela alta demanda dos seus jogos.

Como se sabe, uma forte característica do futebol alemão é a alta taxa de ocupação dos seus estádios, que ultrapassa os 90% e chega quase ao limite no caso do Borussia Dortmund. Na última temporada, a Bundesliga fechou com média de 41 mil pessoas por partida, enquanto a 2.Bundesliga registrou 21.5 mil torcedores em média. No período, mais de 19 milhões de espectadores foram aos estádios.

bundesliga-torcedores