Indústria

EPFL | Um panorama europeu das médias de público nos estádios entre 2010 e 2017

European Professional Football Leagues detalha presença de torcedores e taxa ocupação das arenas nas principais ligas do continente

17 jan, 2018

A European Professional Football Leagues (EPFL) divulgou esta semana o report EPFL Fan Attendance Report, um levantamento completo a respeito das médias de público e taxa de ocupação dos estádios de todas as ligas europeias de futebol de 2010 a 2017.

Abordando com mais peso o TOP5 do futebol do Velho Continente, a Bundesliga figura na primeira colocação com média de 42.388 torcedores por partida. A elite alemã é seguida pela Premier League (35.870), LaLiga (26.247), Serie A Tim (22.830) e Ligue 1 Conforama (20.499). As novas arenas construídas na Polônia e na França, por ocasião da disputa da UEFA EURO 2012 e 2016, contribuíram significativamente para aumentar os números de presença em seus torneios.

De todas, a liga espanhola foi a que mais cresceu durante o período, com uma valorização de 6.5% de público. A italiana registrou queda de 3.3%, muito em função de um campeonato pouco atrativo durante algumas temporadas e também pela Juventus ter sido o único clube a ter inaugurado um novo estádio (2011).

Já a liga inglesa foi a que menos cresceu em torcedores (1.3%), reflexo de sua alta taxa de ocupação de 94.5% dos seus estádios. Ainda assim, lidera neste quesito. Destaque para a entrada da Eredivisie, da Holanda, com 88% e terceira colocada.

Já o quadro abaixo apresenta o número total de torcedores que foram aos estádios durante o período analisado. Ponto positivo para a Sky Bet Championship, a segunda divisão inglesa, entre as principais ligas europeias e à frente da portuguesa. No período, a Premier League manteve uma média acumulada de 13.6 milhões de espectadores por temporada.

De acordo com a EPFL, a presença de público manteve-se estável durante o período analisado e mais de 120 milhões de fãs de futebol foram aos estádios europeus durante a temporada 2016/2017.

Para chegar ao resultado final, a European Professional Football Leagues utiliza 8 critérios, com destaque ao público acumulativo do período, média de público por partida, número de jogos, taxa de ocupação e utilização da arena, entre outros.