Indústria

Nova identidade da F1 causa polêmica com possível plágio

3M afirma ter registrado um logotipo "F" para a Futuro, sua marca de calças e meias de compressão

Nova identidade da F1 causa polêmica com possível plágio

16 de janeiro de 2018

2 minutos de Leitura

A F1 utilizou sua última prova do ano, em Abu Dhabi, para apresentar sua nova identidade. Criticada por muitos fãs de automobilismo, que não viram necessidade para tal mudança, a categoria poderá enfrentar em breve um problema judicial fruto do seu rebrand.

A 3M, gigante norte-americana que apresenta soluções para as necessidades do dia a dia, afirma que a F1 pode ter causado infrações de direitos autorais. A empresa declarou que o novo logotipo da F1 “tem uma semelhança impressionante” com um logotipo “F” já registrado por ela para a Futuro, sua marca de calças/meias de compressão.

Um representante da 3M não confirmou nenhuma ação legal, por enquanto. Neste momento, a empresa está investigando as possíveis referências que os responsáveis utilizaram para renovar a imagem da categoria e a data de registro. A Futuro foi registrada no dia 20 de fevereiro de 2017.

“A 3M apresentou um registro de marca registrada para o logotipo da marca Future em 20 de fevereiro de 2017. Além disso, não tivemos nenhuma discussão sobre o logotipo com a outra parte. Estamos investigando esse assunto”, disse um porta-voz da empresa ao  The Telegraph.

No caso da F1, a identidade foi feita em parceria com a agência britânica Wieden+Kennedy London e tem como objetivo modernizar a categoria para impactar uma camada jovem de público, hoje concentrada no digital.

Compartilhe