Indústria

Como a Bundesliga deseja diversificar a exposição aos patrocinadores regionais

Elite alemã testará tecnologia já utilizada em outras ligas do continente de olho em novos contratos

26 fev, 2018

Buscando oferecer resultados mais efetivos aos seus parceiros globais, o futebol alemão utilizará a força do Borussia Dortmund e o seu duelo diante do FC Augsburg para realizar um teste de publicidade virtual.

Em parceria com a empresa de tecnologia esportiva Supponor e a ADI Group, especializada em sinalização de estádios, algumas placas de publicidade do Signal Iduna Park trarão propagandas que só serão veiculadas para determinados países. Neste caso, o que irá diferenciar é a marca em questão, muitas delas com atuações para mercados específicos.

De acordo com o portal Sportcal, a partida contará com a participação de vários patrocinadores e funcionários da Bundesliga, que acompanharão in loco o uso da tecnologia. Caso seja bem sucedida, as empresas envolvidas poderão até mesmo fechar um acordo com a Federação Alemã de Futebol (DFL) e levar esta iniciativa para diversos estádios. Nesta noite, apenas o Dortmund será beneficiado.

Na Europa, La Liga e Série A Tim já utilizam a tecnologia DBRLive da Supponor que permite a exibição de propaganda dedicada para o público de Tv em diferentes países. Para entender melhor, veja o exemplo abaixo com Luis Suárez: na mesma placa, enquanto um mercado enxerga o Spotify, o outro é impactado pelo Subway. Como resultado, acaba por gerar um fluxo de receita adicional para os gigantes do continente, reconhecidos por terem parceiros regionais espalhados pelo mundo.

A demora na implementação da tecnologia na Alemanha é explicada pois ela só pode ser utilizada em placas de publicidade estática, não em LED, muito comuns na Bundesliga. Temos, portanto, novos conceitos de patrocínio e diversificação na entrega fundamentais para patrocinadores mais satisfeitos e com retorno efetivo do investimento.