Indústria

Especial | Como a Volkswagen mudou a história da publicidade no Super Bowl

Em 2011, montadora lançou o seu comercial quatro dias antes da partida e sucesso foi imediato

Especial | Como a Volkswagen mudou a história da publicidade no Super Bowl

02 de fevereiro de 2018

2 minutos de Leitura

Por Eduardo Esteves

 

Há exatos sete anos, a Volkswagen mudava a história da publicidade no Super Bowl. Se nós indagamos esta semana sobre qual estratégia é a melhor a ser adotada no pré-jogo, se lançar o teaser antes ou o comercial completo, a montadora alemã provou com números (e uma bela dose de coragem) que tomou a melhor decisão de todas as edições da partida.

Em 2011, a Volkswagen apresentou o comercial “The Force“. Nele, um garotinho pensa ter os mesmos poderes de Darth Vader, vilão capaz de controlar pessoas e objetos à distância apenas com o movimento das mãos. Como não obteve sucesso ao tentar manipular seus brinquedos e o próprio cachorro, ele se dirige até o Passat 2012 e consegue acionar os faróis do sedã ao movimentar suas mãos em direção ao carro (com uma ajuda do seu pai, é verdade).

Participe da palestra online “Os desafios e tendências do marketing esportivo no ano de 2018

Idealizado em parceria com a agência Deutsch/LA, de modo pioneiro, a Volks decidiu lançar o anúncio quatro dias antes do jogo. Até então, para todos os anunciantes envolvidos, o melhor momento para apresentar o comercial era o intervalo, quando todos aguardam ansiosamente o resultado do alto investimento feito pelo espaço. Para Tim Ellis, então head de marketing da montadora na América do Norte, o comercial tinha um ingrediente fundamental para amparar esta estratégia: um alto poder viral.

Resultado? O contador de visualizações do vídeo no YouTube bateu as sete casas horas depois de ser divulgado.

Em recente entrevista ao portal Adweek, Tim afirmou que sua iniciativa de colocar no ar com antecedência partiu já que, para ele, o comercial completo, de 60 segundos, era muito melhor que a versão reduzida, de 30. E a montadora alemã havia comprado apenas um espaço no intervalo. E de 30 segundos.

Com o já citado poder viral, o vídeo já chegou consagradíssimo ao Super Bowl XLV, sendo o mais popular, o mais assistido, o que gerou maior engajamento do público e o mais comentado mesmo sete anos após sua veiculação. Em 2012, “The Force” acumulou diversos prêmios na publicidade e, além de ser figura recorrente em rankings dos melhores comerciais da história da partida, é considerado um divisor de águas na publicidade norte-americana.

Compartilhe