Indústria

Especial | Um panorama do mercado de naming rights na Premier League

Estudo Stadium Naming Rights apresenta uma avaliação global sobre as taxas de mercado deste tipo de patrocínio

Especial | Um panorama do mercado de naming rights na Premier League

15 de fevereiro de 2018

2 minutos de Leitura

Absolutamente consolidado no esporte norte-americano, mesmo em uma das ligas de futebol mais badaladas do mundo, a venda dos naming rights segue como grande desafio dos profissionais da Premier League. O estudo Stadium Naming Rights feito pela Duff & Phelps apresenta uma interessante avaliação global sobre as taxas de mercado deste tipo de investimento na primeira divisão da Inglaterra.

De acordo com o levantamento, a valorização desta categoria de patrocínio aumentou 80% nos últimos quatro anos, saltando de £ 74.6 milhões em 2013 para £ 135.6 milhões em 2017.

Ainda que não tenha nenhum acordo do tipo em seus 108 anos de história, Old Trafford foi considerado o estádio mais valioso caso o Manchester United abrisse negociações pelos seus direitos de nomeação. A Duff & Phelps levantou que os Red Devils poderiam gerar £ 26.2 milhões por temporada com naming right, quase £ 7 milhões a mais que o rival Manchester City embolsa da Etihad Airways.

Dos £ 135.6 milhões potencialmente atribuídos aos naming rights dos estádios da Premier League, se comercializados, os dois clubes de Manchester representariam 33% do valor, com os cinco de Londres (Arsenal, Tottenham, Chelsea, West Ham e Crystal Palace) outros 40% do total. Apesar do favorável cenário para a comercialização da plataforma, hoje, “apenas” 40% dos clubes da elite inglesa possuem empresas nomeando suas casas.

Para chegar ao resultado, a empresa utilizou critérios como patrocinador máster e de fornecimento, números seguidores nas redes sociais, valores de direitos de TV e de naming rights (caso possua), além do resultado esportivo dentro de campo nas últimas três temporadas.

Compartilhe