Indústria

Semana Premier League | Torcida oficial no Brasil – Case ‘The Citizens Brasil’

Torcida dos Citizens no Brasil desenvolve um amplo trabalho de conteúdo e possui chancela do Manchester City

20 fev, 2018

Dando continuidade em nossa “Semana Premier League“, se ontem apresentamos um texto da Premier League Brasil sobre o crescimento da liga no nosso país, hoje chegou a vez de abordarmos o trabalho de uma torcida oficial de um inglês no Brasil. Criada em 2007, a The Citizens Brasil traz informações e conteúdo sobre o Manchester City para os demais torcedores. A partir de um convite feito por nós, eles nos deram um cenário completo de como é feito o trabalho de conteúdo, os benefícios de se associar à torcida e também sobre o relacionamento com os Citizens.

Em 2016, eles deram um relevante passo para uma estreita relação com os fãs do clube no Brasil a partir de um encontro no Rio de Janeiro. No ano seguinte, a The Citizens Brasil foi reconhecida pelo Manchester City como a primeira torcida oficial na América Latina, em um grande evento realizado na mesma cidade.

Conversamos com João Hugo, fundador da torcida, que nos trouxe diversas informações a respeito do trabalho desenvolvido e da proximidade com o clube. Confira!

 

Relacionamento com o Manchester City

O primeiro contato entre a The Citizens Brasil e o Manchester City ocorreu em 2013, a partir de uma parceria de conteúdo com o recém-criado site em português. Para nos tornamos oficial, o contato se deu em 2016, através do Claudio Borges, então Head of Fan Relationship Management da City Football Group, que nos apresentou a ideia de tornar a nossa comunidade de torcedores em Official Supporters Club no Brasil.

O fato de já termos uma base de torcedores espalhados pelo Brasil, organizando encontros e incentivando essa interatividade in loco para assistir aos jogos do City, foi um facilitador para que o processo de oficialização fosse tranquilo e rápido.

No clube, nosso relacionamento é com o departamento de Supporters Club, que está dentro da área do City Football Marketing, representado pelo Supporters Club Executive e a Supporters Club Manager. Eles são as pessoas que mantém contato conosco constantemente.

Temos também um relacionamento bem afinado com o @ManCityPT, representada pela queridíssima Claudia Borges. Eventualmente fazemos uma participação especial junto com a conta oficial do clube em português.

E por fim, tem o Kevin Parker, secretário-geral da Manchester City FC Supporters Club (1949),  formado a partir da fusão em 2010 da Official Suporters Club (OSC) e Centenary Supporters Association (CSA). Ele nos dá todo o apoio operacional para retirada de ingressos, envio de brindes, material promocional, entre outros.

Apoio oferecido

O Manchester City vem trabalhando para se tornar o maior do mundo e queremos fazer parte disso. Em 2017 tivemos dois eventos oficiais do clube nas duas maiores capitais do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

No primeiro evento, em março de 2017, no Rio de Janeiro, tivemos uma co-participação na organização do evento juntamente com a Octagon Brasil. A partir de um briefing, fornecemos algumas ideias e informações a respeito da torcida do Manchester City e o que poderia ser realizado antes, durante e depois do evento para entretê-los. Claro que o Oasis não pode faltar.

O clube nos dá todo o suporte necessário e de forma ágil. Nossa torcida tem direito a um ingresso todos os jogos e nosso associado que estiver em Manchester quiser acompanhar um jogo no Etihad Stadium ou até mesmo fora, poderá solicitar um ingresso conosco.

“Ser torcedor de um clube inglês no Brasil”

Há um preconceito para quem torce por times europeus no Brasil. Os “fiscais de torcida” sempre estão à postos para querer argumentar algo que desmereça sua paixão e amor a um clube europeu. Isso não quer dizer que eu não acompanhe o meu time de coração no aqui. Futebol é futebol, independente onde você esteja, o que diferencia é estrutura, organização, torcida, qualidade técnica e outras variáveis.

Por estar do outro lado do oceano, não tenho condições de acompanhar o Manchester City de perto e a atmosfera da torcida, mas podemos fazer isso com outras pessoas que pensam como você e tem uma afinidade com o clube.

Nasci nos anos 80 e, no meu caso, comecei a gostar do Manchester City por causa do Oasis, banda na qual eu era fanático nos anos 90. Hoje sou um pouco menos. No início da puberdade e os hormônios à flor da pele, a rebeldia representada nos irmãos Gallagher me representava naquele momento. E eu queria ser como eles.

A paixão deles por futebol, representada pelo lado azul de Manchester, acendeu uma curiosidade. Ainda mais que tinham as mesmas cores do meu time aqui no Brasil: o Paysandu. Comecei a acompanhá-los na pior fase da história do clube, quando o City caiu para a terceira divisão. Nada sério, apenas acompanhando e fazendo meu papel de “mad for it!”.

Mesmo quando o City voltou em definitivo para a Premier League na temporada 02/03, oscilando da metade da tabela para baixo, as fontes de notícias do clube em português eram precárias. As transmissões de jogos só quando jogavam contra o Big Four. A partir dessa carência, em 2007, foi criado a Manchester City Brazil e que depois se tornaria a The Citizens Brasil.

 

THE CITIZENS BRASIL

 

Editorial/Conteúdo

Fomos o primeiro portal em língua portuguesa do Manchester City no mundo. E nossa preocupação sempre foi levar conteúdo de qualidade aos torcedores e interagir com eles com o intuito de elevar o nível da discussão a respeito do clube.

Quando o Manchester City lançou o portal em português em 2013/14, tivemos que reinventar nosso conteúdo. Para mim, não tinha sentido trabalhar o mesmo conteúdo do site oficial. Portanto, além manter as análises de jogos e notícias sobre o mercado de transferência, focamos em resgatar a história do Manchester City antes da era Sheikh Mansour. E continuamos pesquisando sobre o tema.

Quando a CFA (City Football Academy) ficou pronta, novas oportunidades de conteúdo surgiram. Criamos a seção da City Women, EDS 21 e Academy 18, sendo mais uma vez pioneiros na cobertura do futebol feminino e das categorias de base do Manchester City em língua portuguesa. Como próximos passos, lançaremos o Podcast Citizens Brasil (estréia 05/03) e a Citizens Brasil TV (estréia 02/07).

Hoje a equipe de redação do manchestercity.com.br é composta por 14 pessoas, que cobrem mais de 20 categorias a respeito do clube.

Ser associado ao The Citizens Brasil é desfrutar dos seguintes benefícios:

 

Chancela do Manchester City

O Manchester City nos permite ter novos torcedores para fazer parte do nosso quadro de associados a partir da Official Supporters Club.

No Manchester City você pode se tornar um membro através da Cityzens e concorrer a prêmios como camisas autografadas, acessórios oficiais e até mesmo viagem com tudo pago para acompanhar o time. A chancela permite a The Citizens Brasil fazer um intercâmbio de ideias e experiências com outras OSC do mundo.

Os detalhes das OCS, o relacionamento com outras torcidas, memorandos, notícias, requisição de novos associados, fórum e solicitação de ingressos são feitos através de um portal extranet desenvolvido pelo clube. Muito eficiente e ágil.

Feedback de quem acompanha

O relacionamento com todos nossos stakeholders (torcida, clube, imprensa, ONGs, OSCs, etc) é o melhor possível. Constantemente temos feedbacks do nosso editorial. Inclusive muitos torcedores sugerem pautas para nós. Há também sugestões nos encontros que realizamos nas capitais do Brasil.

A The Citizens Brasil sempre estará aberta a críticas e sugestões. Queremos fazer algo em sinergia com todos que gostam do Manchester City. Não somos donos da verdade e nem queremos ser.