Publicidade
Indústria

MLS e Liga MX anunciam parceria que visa o fortalecimento do futebol na América

Objetivo da aliança é compartilhar as melhores práticas de gestão e desenvolver esforços de responsabilidade social

13 mar, 2018 Escrito por MKT Esportivo

A Major League Soccer e Liga MX uniram uma parceria histórica para o fortalecimento do futebol na América do Norte. A aliança, que reúne os três países (EUA, México e Canadá) envolvidos na candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2026, se concentrará em criar um novo torneio para fomentar a rivalidade entre os clubes das regiões, além de compartilhar as melhores práticas de gestão e desenvolver esforços de responsabilidade social.

A recém-criada Campeones Cup será disputada anualmente entre os campeões de cada liga e aproveitará a cada vez mais acirrada rivalidade entre os países na Liga dos Campões da CONCACAF. A edição deste ano trará um duelo entre Toronto FC x Tigres e terá lugar no BMO Field, casa da equipe canadense, no dia 19 de setembro.

Outra iniciativa será a All-Star Showdown, partida disputada no tradicional modelo de ‘All Star Game’ e que reunirá os destaques da MLS e da Liga MX. O objetivo é fazer dos jogadores ativos de marketing e aproximá-los do fã de futebol local. Por fim, o MLS Homegrown, torneio voltado as categorias de base, agora contará com a participação de uma equipe mexicana sub-20.

“A Major League Soccer orgulha-se de se juntar à Liga MX para essa parceria sem precedentes”, comemorou o comissário da MLS, Don Garber. “Juntos, temos uma visão para elevar a popularidade do nosso jogo para níveis ainda maiores na América do Norte. Estamos entusiasmados por ter o campeão da MLS e da Liga MX na Copa Campeones este ano, e criaremos novos programas nos próximos anos”, completou.

“Para o futebol mexicano, aceitar o convite para este projeto é uma oportunidade fantástica para alcançar nossos objetivos de longo prazo”, afirmou o presidente da Liga MX, Enrique Bonilla. “Primeiro, isso nos permitirá nos aproximarmos do nosso fãs nos Estados Unidos e no Canadá, que são apaixonados pelos clubes da Liga MX. Em segundo lugar, estabelece uma aliança estratégica entre as duas ligas para trocar experiências e implementar melhores práticas em ambas as organizações, o que ajudará organicamente o crescimento do futebol na região”, finalizou.

Os três países oficializaram a candidatura conjunta para sediar a Copa de 2026 em julho de 2017. Segundo o projeto apresentado à FIFA, os Estados Unidos receberiam 60 jogos do Mundial, contra 10 do México e 10 do Canadá. A abertura ainda não tem local definido, mas a final deve ser disputada em solo americano. Cerca de 41 estádios já demonstraram interesse em receber as delegações.