Indústria

Especial | Positivo Tecnologia e o poder transformador do patrocínio esportivo

Como uma empresa genuinamente brasileira dá uma aula de marketing utilizando o alcance do futebol e um dos clubes mais populares do país

Especial | Positivo Tecnologia e o poder transformador do patrocínio esportivo

21 de maio de 2018

4 minutos de Leitura

Por Eduardo Esteves

 

“Serão centenas de ativações conjuntas e estaremos a todo o momento nos comunicando de perto com o consumidor brasileiro”. Foi partindo desta promessa que a Positivo Tecnologia oficializou seu patrocínio ao Corinthians em fevereiro deste ano. Em poucos meses, as “centenas de ativações” se materializaram em iniciativas muito interessantes, contemplando não somente a exposição no uniforme, mas a utilização de um atleta do elenco em sinergia com o seu objetivo e valorização de causas relevantes para a sociedade. Um tripé de respeito para uma empresa que dá os seus primeiros passos no esporte e, fiel ao seu posicionamento, acredita que a tecnologia existe para impulsionar vidas.

Ao garantir-se na camisa alvinegra, o próximo passo era fazer com que a marca fosse reconhecida e ganhasse campo em um mercado altamente competitivo. Para tal, a escolha por Pedrinho como representante foi natural. Como empresa do setor tecnológico, a Positivo Tecnologia tem um apelo maior junto ao público jovem, que é tradicionalmente apaixonado por futebol. Ao colocar um garoto considerado uma das grandes promessas na linha de frente do patrocínio, a companhia aliou à pouca idade do atleta com o sucesso já obtido por ele.

Além de figurar em postagens nas redes sociais, Pedrinho foi escalado para estrelar um vídeo emocionante por ocasião do Dia das Mães.

“A Positivo Tecnologia é uma multinacional e apresenta números de expressão mundial. O segmento de computadores, tablets e smartphones é um dos que mais cresce no planeta e, patrocinar um time como o Corinthians, além de agregar valor à marca, nos oferece inúmeras outras possibilidades de ativação e de oferta de conteúdo ao torcedor”, disse Rodolfo Torello, vice-presidente de marketing e vendas da Positivo Tecnologia, ao MKTEsportivo. “Estamos falando de duas marcas campeãs, que trazem consigo atributos fortes como tradição, história e performance, além de bases sólidas de fãs. Com a parceria, muito mais pessoas saberão quem é a Positivo e vão considerar a nossa marca na hora de adquirir dispositivos”, completou ao portal.

Dentro deste reconhecimento de marca pretendido por Torello, está a participação em um tema que ganha cada vez mais importância: o futebol feminino. A “Cale o Preconceito“, que chamou atenção para a equipe feminina do Timão de uma maneira até então inesperada, ganhou o apoio da empresa. Ao desbancar frases preconceituosas e de cunho machista com seu logotipo, a Positivo mostra reconhecer a dedicação das atletas, e a importância da mulher e da igualdade de gênero na sociedade. Uma importantíssima bandeira e que a companhia não tardou a se posicionar.

Mais recentemente, embarcando na popularidade do Corinthians e na penetração do futebol, a Positivo Tecnologia elevou o patamar da parceria ao promover a inclusão digital no Brasil. A campanha ‘Democracia Digital‘ tem como mote “Pensa Positivo que o jogo vira” e contemplará diversos projetos sociais que ajudam a população a fortalecer seu conhecimento em informática.

“Criamos a campanha Democracia Digital, uma vez que acreditamos que a desigualdade digital no Brasil é um jogo que precisa ser virado e o Timão é especialista em viradas históricas. O conceito de democracia está gravado tanto para o Corinthians como para a Positivo”, afirmou o profissional destacando a sinergia da iniciativa com a história do clube. “Ajudar a promover a inclusão digital no Brasil é um trabalho que a Positivo Tecnologia vem fazendo em seus quase 30 anos de história. Como o Corinthians possui uma das maiores torcidas do Brasil, temos uma grande oportunidade de impulsionar a população a fortalecer seu conhecimento em informática na Era Digital”.

Fruto desta nova fase, o projeto Gol Positivo foi criado para promover a doação de computadores à ONGs focadas na causa. Tudo ocorrerá à medida que os jogadores do clube paulista balançarem as redes vestindo a nova camisa que alude à Democracia Corinthiana. Se sair dos pés de Pedrinho, a doação será em dobro.

“Com diversas frentes de ativação, vamos nos aproximar ainda mais da torcida corintiana e criar uma relevância maior da marca com cada torcedor. Estaremos a todo o momento nos comunicando de perto com o consumidor brasileiro. No quesito inclusão digital, também estamos juntos”, finalizou.

Exposição, garoto-propaganda em ascensão, apoio ao futebol feminino, inclusão digital e, principalmente, a crença no poder transformador do esporte: pilares que mostram que a Positivo Tecnologia, ainda que novata no quesito patrocínio, tem muito a ensinar a experientes players que enxergam o futebol como mera vitrine e saem sem deixar legado.

Compartilhe