Indústria

Globo desiste de concorrência e Facebook adquire os direitos da Champions League

Enquanto a rede social terá os direitos para Tv aberta, o Esporte Interativo mantém seu acordo para a tv fechada

Globo desiste de concorrência e Facebook adquire os direitos da Champions League

27 de junho de 2018

2 minutos de Leitura

Negócio fechado! Sem entrar na licitação, a Globo desistiu da concorrência pelos direitos da UEFA Champions League e o Facebook é o novo detentor para a TV aberta pelas próximas três temporadas. As informações foram dadas com exclusividade pelo jornalista Rodrigo Mattos, do Uol.

Na TV paga, apesar dos esforços da ESPN Brasil que deixou de lado até mesmo a luta pelo sub-licenciamento da Copa do Mundo 2018, o Esporte Interativo manterá o torneio em sua grade pelas próximas três temporadas.

A conquista do Facebook ratifica a força cada vez maior da plataforma pela disputa dos direitos das principais transmissões esportivas do mercado. Vale lembrar que a rede social de Mark Zuckerberg adquiriu o direito de transmitir todos os jogos de quinta-feira da Libertadores.




Sobre a decisão da Globo, alguns fatores foram fundamentais para que a emissora sequer entrasse na disputa. O primeiro deles foi o pacote ofertado pela UEFA. Um deles dava direito a todos os jogos, com a primeira escolha nas quartas de final e a final com exclusividade. Já o outro contemplava todos os jogos, da fase de grupos à final. Por outro lado, seguindo o modelo que aplica atualmente no Mundial, a Globo só se interessava pelos direitos conjuntos de TV aberta e paga (Sportv).

Além disso, o acordo comercial com a Brahma, sua cotista no pacote futebol, também pesou na decisão. A Uefa obrigou a Globo a abrir uma exceção à Heineken para compensar a ausência do comercial da marca durante os jogos. Desta maneira, a cervejaria acabava ganhando espaço na Globo sem investir em publicidade pela visibilidade.

Apesar das informações divulgadas, o resultado oficial da licitação ainda será oficializado, bem como a maneira que serão divididos os jogos da Champions entre Facebook e Esporte Interativo. A negociação, porém, não terá grandes entraves, afinal, as duas empresas têm fortes relações comerciais.

Compartilhe