Indústria

Final única da Libertadores de 2019 será em Santiago, no Chile

Outra definição ocorreu em relação a Sul-americana, que também contará com apenas um duelo na decisão

Final única da Libertadores de 2019 será em Santiago, no Chile

14 de agosto de 2018

2 minutos de Leitura

O Conselho da CONMEBOL se reuniu nesta tarde e definiu que a primeira final única da história da Libertadores será disputada em Santiago, capital do Chile. O jogo está marcado para o dia 23 de novembro de 2019. Outra definição ocorreu em relação a Sul-americana, que também contará com apenas um duelo e será em Lima, no Peru.

De acordo com a entidade, a escolha pelas capitais levou em consideração critérios como organização, logística, segurança, tecnologia, política, questões legais e ambientais, hospedagem, mobilidade, transmissão televisiva e comercialização desses grandes eventos. Ao todo, foram dois dias e meio de inspeção em cada cidade.




Dirigentes da CONMEBOL visitaram estádios, centros de treinamento, hotéis, aeroportos, fan zone/área de exposição pública, entre outros. Revisões e avaliações resultaram em recomendações detalhadas da força-tarefa apresentado ao Conselho de confederação. Após votação, Santiago e Lima foram as escolhidas. Além delas, Montevidéu (Uruguai) também havia se candidatado, mas desistiu no meio da seleção.

“Estas decisões obedecem ao objetivo estratégico de potenciar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano mediante maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais renda para reinvestir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade para a América do Sul dar um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios e na promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores. As finais únicas da CONMEBOL Libertadores e da Sul-Americana serão eventos que inspirarão todos os sul-americanos a pensarem grande”, disse Alejandro Domínguez, presidente da entidade.

Inspirada no modelo aplicado pela Champions League, a Libertadores terá final única pelo menos até 2022.

Compartilhe