Atletas

Pouco midiático, Modric desbanca os badalados Cristiano Ronaldo e Messi

No prêmio de melhor do mundo, o meia obteve 29.05% dos votos, contra 19.08% do atacante português e 11.23% de Mohamed Salah

Pouco midiático, Modric desbanca os badalados Cristiano Ronaldo e Messi

25 de setembro de 2018

2 minutos de Leitura

Uma hegemonia que já durava dez anos chegou ao fim na tarde de segunda-feira (23). Após um revezamento entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no prêmio de melhor jogador do mundo durante uma década, Luka Modric, tetracampeão da Champions League pelo Real Madrid e peça fundamental da Croácia no vice-campeonato na Copa do Mundo da Rússia, foi o grande vencedor.

O meia obteve 29.05% dos votos, contra 19.08% do atacante português e 11.23% de Mohamed Salah, que ficou em terceiro. Dos votos brasileiros, ele foi escolhido o melhor do mundo pelo técnico Tite. Miranda, que votou por ser o capitão da Seleção, optou pelo trio Cristiano Ronaldo, Mbappé e Messi.

Avesso à badalações, a escolha de Modric pode ser comparada ao prêmio de 1999, quando o também discreto Rivaldo, então no FC Barcelona, reinou sobre os demais. Se o gajo e o argentino segue como figuras carimbadas de campanhas de Nike e Adidas, respectivamente, o croata tem sua imagem praticamente limitada aos lançamentos de novos uniformes da Croácia, patrocinada pelo swoosh. Praticamente já que esteve na campanha que apresentou a nova Nike Mercurial Vapor 360, que chegou ao mercado um mês antes do início do Mundial na Rússia.

Ainda que pouco (ou nada) midiático, vale destacar que a escolha de Modric como melhor do mundo da Copa da Rússia teve um significado importante para a Nike. Quando o meia ganhou o troféu no gramado do Estádio Lujniki, ele se tornou o primeiro jogador patrocinado pela norte-americana a conquistar a ‘Bola de Ouro’ desde Ronaldo Fenômeno, em 1998. À época, o croata Davor Suker ficou com a ‘Bola de Prata’.

Por dificilmente se expor publicamente, até aqui, Modric conta com apenas um patrocínio. Resta saber se agora ele mudará seu estilo dada a demanda de empresas por sua imagem.

Compartilhe