Indústria

Tony Blair novo presidente da Premier League?

Como Richard Scudamore deixará o cargo após 20 anos, clubes ingleses se movimentam para eleger um novo nome

Tony Blair novo presidente da Premier League?

19 de setembro de 2018

2 minutos de Leitura

Ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair tem seu nome apontado como potencial sucessor do ex-presidente da Premier League, Richard Scudamore. A informação é do britânico Daily Mail.

De acordo com a publicação, os 20 clubes da elite inglesa julgam que carisma é imprescindível para o profissional que ocupará o cargo, característica marcante da personalidade de Blair. Além do político, o ex-chefe da BT Sports, Gavin Patterson, e o atual mandatário da Sky Sports, Barney Francis, são fortes candidatos ao posto mais alto da Premier League.

Blair, assumidamente torcedor do Newcastle, é um advogado proveniente de uma família de classe média alta. Ele entrou para o Parlamento com apenas 30 anos, em 1983. Em 1994, foi eleito líder dos trabalhistas. Três anos depois, tornou-se, aos 43 anos, o primeiro-ministro inglês mais jovem  Entretanto, se em 1997 sua popularidade era de 93% entre os ingleses, ao deixar o cargo, dez anos depois, estava em apenas 27%. Desde que renunciou ao cargo de primeiro-ministro, Tony Blair se destaca no setor privado, como embaixador de ONGs ou enviado de governos estrangeiros, em sua maioria de setores de petróleo e mineração.

Como o MKTEsportivo destacou, Scudamore deixará a presidência da liga no final deste ano. No cargo desde 1999, ele desempenhou um papel fundamental no crescimento do torneio no Reino Unido e também ao redor do mundo. Quando assumiu, os direitos domésticos da Premier League haviam sido vendidos por £ 670 milhões. Agora, após quase duas décadas, o profissional deixa a liga tendo negociado todos os sete pacotes para o Reino Unido por £ 5.14 bilhões. Aos 58 anos de idade, ele embasou sua decisão no desejo de passar mais tempo com sua família e poder assistir aos jogos do seu clube do coração, o Bristol City.

Compartilhe