Indústria

Com Mundial na China, FIBA quer o basquete como esporte mais popular do mundo

Federação coloca os próximos dez anos como fundamentais para alcançar o objetivo

Com Mundial na China, FIBA quer o basquete como esporte mais popular do mundo

03 de outubro de 2018

2 minutos de Leitura

Através do seu secretário-geral, Patrick Baumann, a Fiba (Federação Internacional de Basquete) expressou sua esperança de que a Copa do Mundo de basquete do ano que vem, que terá a China como palco, possa servir de trampolim para tornar a modalidade o esporte mais popular do mundo.

Durante o World Basketball Summit, em Xi’an, no país asiático, Baumann disse que a conferência marcou o início de uma jornada de 10 anos para o basquete que termina nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Ele disse que a escolha de Xi’an para sediar a conferência foi estratégica, já que ela representa um ponto focal para as relações entre o Oriente e o Ocidente.

No evento, Baumann agradeceu à NBA pelo papel que segue desempenhando na construção da popularidade global do basquete, entretanto, acredita que o jogo entre seleções continua sendo influente em muitos mercados.

“A força motriz é o nome do país na frente da camisa. Ele fala com pessoas que não seguem o jogo normalmente”, disse o secretário-geral.

Baumann pediu ainda que a seleção chinesa de basquete atue diante de outras nações na preparação para o Mundial visando desenvolver seus jogadores. Hoje, a equipe masculina está atualmente na 40ª posição do mundo, enquanto a feminina é a 20ª colocada.

Por fim, ratificando a importância da China para o crescimento da popularidade do basquete, Baumann expressou seu desejo de que a equipe vá mais longe no torneio de 2019 e, principalmente, nos Jogos de 2028.

Compartilhe