Indústria

Contra a criação da Superliga, UEFA quer Champions League aos finais de semana

Ligas nacionais já se manifestaram contra ideia, que seria implantada em 2021

Contra a criação da Superliga, UEFA quer Champions League aos finais de semana

12 de novembro de 2018

3 minutos de Leitura

A UEFA não ficou nada satisfeita de saber sobre o projeto discutido entre 16 grandes clubes da Europa que tem como objetivo criação de uma Superliga a partir de 2021. Para tal, a entidade já começou a se movimentar nos bastidores para barrar esta possível concorrência com a Champions League.

Entre as medidas emergenciais, a UEFA estuda colocar jogos do seu torneio aos finais de semana, enquanto às terças e quartas-feiras serviriam para duelos de competições nacionais. Por outro lado, Laliga, Premier League, Bundesliga e Serie A italiana já assinaram um acordo recusando tais alterações de calendário. Para eles, isso afetaria negativamente os torneios nacionais. Entre os que encabeçam este movimento está Javier Tebas, presidente da liga espanhola.

Contra a criação da Superliga, a UEFA tem a FIFA como aliada. Giovanni Infantino, presidente da entidade, já alertou que os jogadores que participarem de uma competição de clubes fora do domínio da UEFA “não jogarão torneios organizados pela FIFA e, portanto, estarão automaticamente fora da Copa do Mundo”. Para piorar, segundo Infantino, o mesmo se aplicaria para outras competições, como EURO, Libertadores e Mundial de Clubes.

Pelo que foi apurado pela revista alemã “Der Spiegel“, Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Juventus, Chelsea, Arsenal, Paris Saint-Germain, Manchester City, Liverpool, Milan e Bayern de Munique encabeçam o projeto de um novo torneio. Onze deles são considerados os “fundadores” e, por este motivo, não poderiam ser rebaixados por um período de 20 anos.  Já Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, Inter de Milão e Roma seriam os convidados.

“Os clubes do mundo se uniram secretamente, todos aparentemente com uma única ideia em mente: o tédio significa a morte de qualquer show. E a única maneira de combater o tédio é fazer um show ainda maior e mais brilhante, o maior espetáculo de futebol na terra. A ideia é a criação de uma Super League, uma liga de elite de competição de alto nível reservada exclusivamente para os principais nomes do futebol europeu de clubes. Todo jogo é um top game. Esse é o plano da sociedade secreta”, destacou um trecho da reportagem.

Uma decisão será formalmente tomada no dia 3 de dezembro, sendo que nesta mesma reunião do Comitê Executivo da UEFA irá decidir sobre o uso do VAR e se haverá uma terceira competição continental de clubes.

Compartilhe