Indústria

Gigantes da Europa se unem para formar a Superliga a partir de 2021

Documentos obtidos pelo Football Leaks mostram a intenção de criar oficialmente um novo torneio

Gigantes da Europa se unem para formar a Superliga a partir de 2021

03 de novembro de 2018

3 minutos de Leitura

No mesmo documento ao qual o Football Leaks teve acesso e que mostra que a UEFA encobriu doping financeiro de Manchester City e PSG, outro caso envolvendo gigantes da Europa veio à tona. Publicada com riqueza de detalhes pela revista alemã “Der Spiegel“, um novo projeto discutido tem como objetivo uma possível concorrência com a Champions League para a criação da Superliga da Europa a partir de 2021. O artigo baseia-se em documentos confidenciais e trocas de e-mail entre representantes dos gigantes do futebol do continente.

Pelo que foi apurado, 16 clubes encabeçam o projeto de um novo torneio. Onze deles são considerados os “fundadores” e, por este motivo, não poderiam ser rebaixados por um período de 20 anos. São eles: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Juventus, Chelsea, Arsenal, Paris Saint-Germain, Manchester City, Liverpool, Milan e Bayern de Munique. Já Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, Inter de Milão e Roma seriam os convidados.

Segundo a Der Spiegel, a previsibilidade das ligas nacionais (Alemanha e Itália, principalmente) motivou a iniciativa das equipes. Para eles, até mesmo a Champions League, que tem o Real Madrid como campeão das últimas três temporadas, estaria seguindo o mesmo caminho.

“Os clubes do mundo se uniram secretamente, todos aparentemente com uma única ideia em mente: o tédio significa a morte de qualquer show. E a única maneira de combater o tédio é fazer um show ainda maior e mais brilhante, o maior espetáculo de futebol na terra. A ideia é a criação de uma Super League, uma liga de elite de competição de alto nível reservada exclusivamente para os principais nomes do futebol europeu de clubes. Todo jogo é um top game. Esse é o plano da sociedade secreta”, destaca um trecho da reportagem.

Charlie Stillitano, nome muito conhecido na indústria do esporte norte-americana, seria um dos executivos responsáveis pelo projeto. Em uma reunião com representantes do Real Madrid em dezembro de 2015, ele afirmou que cada clube membro da Superliga poderia obter uma receita anual de “mais de € 500 milhões“. Campeão da última Champions, o gigante espanhol embolsou “apenas” € 80 milhões.

Ainda é incerto se a Superliga Europeia substituiria o principal torneio de clubes da UEFA ou significaria a saída dos fundadores de seus campeonatos domésticos. O Football Leaks acredita que os documentos que oficializarão a criação do torneio devem ser assinados ainda este mês.

Compartilhe