Indústria

Rede Globo veta publicação de vídeos pelas redes sociais dos clubes a partir de 2019

Emissora permitirá apenas a reutilização dos seus materiais para a publicação nas plataformas digitais

Rede Globo veta publicação de vídeos pelas redes sociais dos clubes a partir de 2019

16 de novembro de 2018

2 minutos de Leitura

Cientes que se trata do tipo e formato de conteúdo que mais engaja suas audiências, os clubes brasileiros iniciaram um movimento em seus perfis no Instagram, Facebook e Twitter de publicar gols e lances das partidas gravados de maneira independente à beira do gramado. Porém, a prática foi 100% proibida pela Rede Globo para a próxima temporada pela TV Globo.

De acordo com a coluna “Uol de Primeira”, a detentora dos direitos de transmissão permitirá apenas a reutilização dos seus materiais para a publicação nas plataformas digitais. Desta maneira, os clubes estão vetados de gravarem qualquer tipo de conteúdo com a bola rolando e publicarem rapidamente em seus perfis. Sempre segundo a publicação, a Globo há algum tempo estudava anunciar tal veto, mas as equipes, insatisfeitas, conseguiram convencer o alto escalão da emissora a adiar a proibição para a próxima temporada.




Por meio de nota, o canal afirmou que irá disponibilizar um link de imagens em alta qualidade para os clubes e aproveitou para lembrar dos seus direitos contratuais exclusivos. Vale destacar que as equipes que fecharam acordo de transmissão com a Globo até 2024 estão com o streaming bloqueado, além do sinal aberto e fechado.

“A Globo entende e respeita a relação dos clubes com seus torcedores e a iniciativa de alimentar essa paixão com imagens dos lances mais emocionantes das partidas. Por isso, a partir de 1 de janeiro de 2019, disponibilizará aos clubes um link do Globoesporte.com com gols e lances das partidas sobre as quais tem direitos exclusivos garantidos por contratos firmados com os próprios clubes.

Os clubes poderão utilizar esse material para alimentar suas plataformas e redes sociais com imagens oficiais e de alta qualidade, sem a necessidade de gravar imagens próprias das partidas nos estádios. Com essa medida, a Globo, na qualidade de detentora exclusiva desses direitos, preserva a qualidade das imagens do futebol que circularão nos ambientes sociais e, ao mesmo tempo, permite a clubes e torcedores acesso à maior e mais completa cobertura esportiva do país, com os principais lances dos jogos.

A decisão é fruto de conversas com os clubes, que estão sendo realizadas desde julho, em uma evolução natural dos contratos firmados com os próprios.”, afirmou o Departamento de Comunicação da Globo.

Compartilhe