Redes Sociais

Com Brasileirão e Copa do Mundo, saiba as marcas de destaque no Twitter Brasil em 2018

McDonald's, Itaú, Vivo e Google embarcaram no futebol para engajar a audiência na rede

Com Brasileirão e Copa do Mundo, saiba as marcas de destaque no Twitter Brasil em 2018

11 de dezembro de 2018

3 minutos de Leitura

O Twitter divulgou hoje as marcas que se destacaram em boas práticas de utilização da plataforma e conseguiram transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa. No Brasil, as eleitas deste ano foram Burger King, Bradesco, Doritos, Google, Itaipava Premium, Itaú, Magazine Luiza, McDonald’s, Oi, Samsung e Vivo.

Dentre todas, quatro contemplaram esforços envolvendo o esporte. Em parceria com a agência DM9, o McDonald’s fechou com Neymar de olho na Copa do Mundo da Rússia e trouxe um Tweet do jogador impresso nas caixas do lanche Big Tasty no Brasil. As mensagens tiveram grande repercussão. Além disso, a marca também contou com o sucesso dos sanduíches “Campeões da Copa”. Para comemorar a final, a rede atendeu ao pedido dos consumidores que se manifestaram no Twitter e lançou como edição limitada o sanduíche McCroácia.

Já para engajar os torcedores de futebol durante jogos do Campeonato Brasileiro de 2018, o Google criou, em parceria com as agências Wunderman e W3Haus, uma ação inédita no microblog. A partir de Trending Topics (Assuntos do Momento) dinâmicos promovidos pela marca, o placar de algumas partidas do campeonato era atualizado em tempo real. Além disso, o perfil também contou com informações sobre o minuto a minuto dos jogos de uma forma divertida e interativa. A ação contou ainda com criadores de conteúdo torcedores de cada time para que pudessem gerar conteúdo e engajar em conversas ao redor do assunto na plataforma.

Por fim, Itaú e a Vivo, patrocinadoras da Seleção Brasileira, tiveram interações entre si sobre a paixão pelo futebol. A iniciativa contou com o apoio das agências de ambas as marcas.

“As pessoas entram no Twitter para ver e comentar sobre o que está acontecendo em relação a assuntos de seu interesse. Por isso, nossa audiência é aberta a interagir e participar de conversas em torno desses temas, seja com outras pessoas que elas conhecem ou não, com produtores de conteúdo ou com marcas”, afirma Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marca do Twitter Brasil.

O levantamento interno do Twitter, que foi realizado em diversos mercados ao redor do mundo incluindo o Brasil, analisou campanhas em dez categorias que consideram elementos como autenticidade, inovação, convergência entre online e offline, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, conexão com grandes eventos e conteúdo exclusivo para o Twitter. Para cada categoria, o Twitter elencou uma marca que soube aproveitar bem as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores.

“Por isso, os anunciantes que quiserem se destacar na plataforma precisam entender que tudo deve começar pelas pessoas que estão no Twitter, a partir do que elas estão dizendo e do que as interessa. O segundo passo é encontrar formas inovadoras de entrar nessas conversas, estabelecendo uma conexão legítima com o consumidor no momento e contexto adequados e com abordagens criativas de conteúdo”, completou a executiva.

Compartilhe