Publicidade
Indústria

Especial | Declínio? Em 2018, a NFL mostrou sua força na televisão

Futebol-americano dominou audiência dos 50 eventos esportivos mais assistidos pelos americanos

4 jan, 2019 Escrito por MKT Esportivo

Há quem insista em dizer que a audiência da NFL esteja em declínio. Os que cravam tal pensamento colocam esta possível baixa nas polêmicas envolvendo o presidente Donald Trump e o ex-quarterback Colin Kaepernic. Os números, por outro lado, mostram um cenário bem diferente.

De acordo com um levantamento feito pela especializada Sports Media Watch, 40 dos 50 eventos esportivos mais assistidos pelos norte-americanos ano passado foram partidas da liga. No TOP 10, o futebol-americano figura em oito posições.

Na liderança, o Super Bowl LII, que levou exatos 103.3 milhões de fãs a acompanharem pela televisão a vitória do Philadelphia Eagles sobre o New England Patriots por 41 a 33. A decisão da AFC entre a equipe comandada por Bill Belichick e o Jacksonville Jaguars ficou em segundo com 44.08 milhões de telespectadores. A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno PyeongChang e a decisão da Conferência SEC entre Geórgia e o Alabama, foram as únicas exceções no levantamento dominado por duelos da NFL.

Para efeito comparativo, o segundo jogo das finais da NBA entre o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors, foi assistido por 18.47 milhões de pessoas, sendo este o mais popular da série de quatro partidas.

Já segundo números da Associated Press, durante a semana de 24 a 30 de dezembro, o horário nobre da ESPN alcançou a liderança de audiência entre todas as redes. No período, o destaque ficou para o universitário, com a semifinal entre Alabama e Oklahoma que chegou ao primeiro lugar. A NFL colocou três duelos no TOP10. Vale destacar que a Semana 17 (30/12) transmitiu jogos de equipes já classificadas para os playoffs ou 100% eliminadas, o que certamente impacta no interesse do público.