Indústria

FC Barcelona planeja expansão de marca no mercado indiano

Gigante espanhol segue objetivo de Bundesliga e NBA que também têm interesse de desembarcar no país

FC Barcelona planeja expansão de marca no mercado indiano

09 de janeiro de 2019

2 minutos de Leitura

O FC Barcelona pode adotar estratégias já destacadas por aqui da Bundesliga e NBA, e considerar o mercado indiano como pilar principal do seu plano de internacionalização no médio prazo.

De acordo com o diretor do clube na Ásia-Pacífico, Jordi Camps, os culés já administram três centros de treinamento no país e desejam rentabilizar a presença no país no futuro próximo.

Em entrevista à Reuters, Camps destacou a abertura de um escritório da La Liga em Nova Deli como evidência de um foco maior no desenvolvimento da popularidade do futebol na região.

“O crescimento da Superliga indiana e o sucesso da Copa do Mundo sub-17, realizada na Índia em 2017, foram absolutamente vitais para o desenvolvimento do esporte no país. Não apenas conseguiu cobertura global e engajou jovens da Índia, mas também ajudou a desenvolver a infraestrutura, melhorar o pessoal e transferir conhecimento para uma série de organizações e empresas governamentais para ajudar a organizar grandes eventos futebolísticos”, disse Camps. “Sentimos que temos um papel a desempenhar no crescimento do futebol no país também”, completou ciente da importância do Barcelona.

Em 2013, o clube abriu sua primeira academy no país. Este ano, o gigante espanhol levará a Barca Academy Asia Pacific Cup para Nova Deli. Os planos, no entanto, ficarão para depois de 2020.

“A Índia é um mercado estratégico chave para o FC Barcelona e estamos constantemente buscando oportunidades para nos engajar e interagir com nossa base de fãs – seja através de nossas academias, conteúdo digital ou uma turnê de primeira equipe”, destacou. “Em 2019, estaremos na China e no Japão. Em seguida, iremos planejar os próximos passos”, finalizou.

Sobre os projetos citados, a Bundesliga é a segunda liga global preferidas dos indianos. Em conjunto com a IMG Reliance, as partes criarão uma série de projetos para popularizar o futebol, que utilizará um sistema de desenvolvimento de jovens da Alemanha para lançar atividades de base em vários estados. Além disso, a entidade deseja um envolvimento mais estreito com os consumidores indianos, organizando visitas de lendas do futebol alemão e atuais estrelas da liga, bem como amistosos contra equipes locais.

Compartilhe