Indústria

Super Bowl registra a pior audiência dos últimos dez anos

Segundo dados da Nielsen, partida foi acompanhada por uma média de 98.2 milhões de telespectadores na CBS

Super Bowl registra a pior audiência dos últimos dez anos

05 de fevereiro de 2019

2 minutos de Leitura

O Super Bowl LIII pode ter tido a pior audiência dos últimos onze anos. De acordo com dados preliminares da Nielsen, a partida que culminou com o sexto anel de campeão para o New England Patriots atraiu 98.2 milhões de telespectadores na CBS, queda de 5% em relação ao registrado na edição passada (103.4 milhões). Trata-se, portanto, da menor audiência desde 2008 (97.4 mi) e a terceira vez no período que ela ficou abaixo dos 100 milhões de telespectadores. Em 2009, a média foi de 98.7 milhões.

Ainda segundo o levantamento, a final foi assistida em uma média de 49.3 milhões de lares nos Estados Unidos, e 67% dos domicílios norte-americanos com televisões estavam sintonizados na transmissão.

Podcast: Super Bowl – Por que as marcas investem alto no intervalo?

Por outro lado, para inflar os números, a detentora dos direitos de transmissão do jogo afirma ter tido uma média de 100.7 milhões de pessoas incluindo todas as plataformas, como a Tv, a CBS Interactive, as propriedades digitais da NFL, propriedades móveis da Verizon Media e ESPN Deportes TV e digital. Somente no streaming, a média foi de 2.6 milhões de telespectadores por minuto.

Nas redes sociais, ainda de acordo com dados da Nielsen, foram 32.2 milhões de interações entre Facebook, Twitter e Instagram. O pico ocorreu no Twitter com 171 mil tweets a respeito do show do intervalo.

Apesar do segundo ano de queda nos números do Super Bowl, a audiência média aumentou 5% durante a temporada regular da NFL em 2018. A partida continua a ser, de longe, o evento americano mais assistido do ano, tornando-se uma mina de ouro para os anunciantes que desembolsaram cerca de US$ 5.3 milhões por um comercial de 30 segundos.

O recorde da história do Super Bowl continua sendo a transmissão da NBC em 2015, quando 114.4 milhões de pessoas acompanharam o duelo entre o mesmo Patriots e o Seattle Seahawks.

 

 

Compartilhe