Indústria

Por mercado chinês, elite francesa mudará horário da rodada de domingo

A partir da temporada 2020/2021, Ligue 1 abrirá rodada mais cedo

23 abr, 2019

A Ligue 1 anunciou que dará um importante passo em busca de espaço no território chinês visando concorrer com a popularidade da Premier League e Bundesliga. Para tal, a primeira divisão francesa colocará uma partida às 13 horas de domingo (horário local) a partir da temporada 2020/21.




“Precisamos programar partidas no começo do dia. A partir de 2020, teremos um jogo todos os domingos para começar às 13 horas na França, como fizemos nos jogos entre Lyon x Mônaco e Nice x PSG. Em termos de marketing, é necessário ter conteúdos diferentes baseados em histórias. Precisamos começar a desenvolver conteúdo mais dedicado à região da Ligue 1”, disse Didier Quillot, diretor executivo da Liga de Futebol Profissional da França.

Vale lembrar que a Super Copa francesa, partida que coloca frente à frente os campeões da Ligue 1 e da Copa da França, foi disputada em Shenzhen, na China, no início da atual temporada. À época, PSG e AS Monaco  jogaram para um público de 40 mil chineses. Além do título em campo, o clube parisiense se destacou também fora das quatro linhas impulsionando suas redes sociais.

“Hoje estamos perto da Serie A italiana em termos de valor e atratividade. Precisamos alcançar a Bundesliga, mas é uma longa jornada”, acrescentou um realista executivo.

Além dos esforços vindos da Ligue 1, clubes como Olympique de Marseille e AS Monaco também estão desenvolvendo esforços visando ganhar mercado na China. Ambos fecharam parcerias de conteúdo com a plataforma TikTok,  extremamente popular no país. De propriedade da ByteDance, o aplicativo de mídia foi lançado como Douyin na China em setembro de 2016 e chegou ao mercado internacional como TikTok pouco tempo depois. Atualmente, a plataforma possui mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, tendo em sua maioria um público adolescente.