Indústria

Brand Finance | Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial

Gigante espanhol desbancou o Manchester United e voltou ao topo após um período de oito anos

Brand Finance | Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial

16 de maio de 2019

2 minutos de Leitura

Após um hiato de oito temporadas, o Real Madrid voltou ao topo ao ser eleito a marca mais valiosa do futebol mundial. Com valor de mercado de € 1.646 bilhão, o gigante espanhol desbancou o Manchester United (€ 1.4 bi) no tradicional levantamento feito pela Brand Finance.




No período, o Real Madrid obteve um crescimento de marca avaliado em 26.9% em relação ao ano passado, evolução muito em função do quarto título da Liga dos Campeões. O estudo ainda mostrou a entrada do Wolverhampton no ranking, que figura à frente até mesmo do Ajax, semifinalista da última Champions League. O clube inglês fechou a temporada em sétimo na Premier League e ainda disputará a final da FA Cup contra o Manchester City.

“O Real Madrid mostrou este ano que realmente reina supremo no mundo do futebol. Eles triunfaram não só como a marca mais valiosa e forte, mas o valor de empresa e estádio também estão em segundo lugar. O clube de maior sucesso na história do futebol europeu finalmente está colhendo os benefícios de décadas de performances espetaculares dentro e fora de campo”, disse Bryn Anderson, diretor da Brand Finance.

Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Paris Saint-Germain, Arsenal e Tottenham completam as dez primeiras posições. O estudo aponta a Premier League como a liga nacional mais seguida nos principais mercados europeus, e os clubes ingleses dominam o ranking com 17 times e 43% do valor total de marca.

Além das marcas mais valiosas, o estudo também apontou as mais fortes do futebol. Nessa categoria, o ranking também é liderado pelo Real Madrid, seguido por Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, Liverpool, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Juventus e Tottenham.

Clique aqui para acessar o ranking completo.

Compartilhe