Atletas

Embaixador da New Balance, Kawhi Leonard entra com processo contra Nike

Jogador afirma que a marca tomou para si o registro do logotipo "Klaw", criado por ele na universidade

Embaixador da New Balance, Kawhi Leonard entra com processo contra Nike

06 de junho de 2019

2 minutos de Leitura

Principal jogador do Toronto Raptors, Kawhi Leonard vive uma situação comercial delicada fora das quadras. O jogador decidiu processar a Nike em uma situação muito semelhante que envolveu Roger Federer recentemente. Atual embaixador da New Balance, o Kawhi afirma que a gigante americana tomou para si o registro do logotipo “Klaw” que, segundo Leonard, foi criado por ele quando ainda atuava pela San Diego State University.

O jogador encerrou seu acordo pessoal com a Jordan Brand, da Nike, em setembro do ano passado, chegando até mesmo a recusar uma renovação de US$ 22 milhões por quatro anos.

De acordo com a ação, registrada no início do ano, o advogado que representa Kawhi solicitou que a Nike retirasse suas reivindicações ao logotipo “Klaw” para que seu cliente possa explorá-la em licenciamentos futuros. Em março, o swoosh afirmou que possui direitos de propriedade e exigiu que o atleta parasse de usar a identidade.

“O desenho que Leonard criou foi uma extensão e continuação de desenhos que ele criava desde o início de sua carreira universitária. Vários anos depois, como parte de um acordo de patrocínio com a Nike, Leonard permitiu que a Nike usasse em certas mercadorias o logo que ele criou, enquanto Leonard continuava a usar o logotipo em produtos que não eram da Nike. Sem o conhecimento de Leonard e sem o seu consentimento, a Nike apresentou um pedido de registo de direitos de autoria do seu logotipo e falsamente representou na aplicação que a Nike tinha criado o logotipo. Leonard pretende usar o logotipo em linhas de roupas, calçados e outros produtos e, entre outras coisas, em conexão com acampamentos esportivos e eventos de caridade, mas a Nike se opôs explicitamente a tais usos”, destaca parte do processo.

Enquanto a ação corre nos bastidores, a Nike afirmou que não irá se pronunciar sobre o caso. Dentro de quadra, Kawhi Leonard segue como protagonista do Toronto Raptors, que abriu 2 x 1 na série final contra o Golden State Warriors

Compartilhe