Indústria

Michel Platini é preso em investigação sobre Copa do Mundo do Catar

Ex-presidente da Uefa admitiu que votou no país para ser sede do Mundial

Michel Platini é preso em investigação sobre Copa do Mundo do Catar

18 de junho de 2019

2 minutos de Leitura

O ex-presidente da Uefa Michel Platini foi detido em Paris nesta terça-feira (18). De acordo com a imprensa europeia, ele foi abordado por policiais que investigam suspeitas de corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. Suíça e Estados Unidos também iniciaram investigações relacionadas ao mesmo processo. Neste momento, ele está sob custódia da Polícia Judicial em Nanterre, perto de Paris.

A Procuradoria Nacional de Finanças (PNF) abriu em 2016 uma investigação preliminar por suspeitas de corrupção no processo de escolha da Fifa para as sedas das Copas de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). A justiça francesa afirma que uma reunião secreta ocorreu no Palácio do Eliseu em 23 de novembro de 2010, na qual participaram também o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, o príncipe do Catar Tamim bin Hamad al-Thani e Michel Platini, então mandatário da Uefa e vice-presidente da Fifa.

O Catar foi acusado de comprar votos na sua candidatura para sediar a Copa do Mundo. Um relatório do investigador independente americano Michael Garcia revelou uma série de transações financeiras suspeitas, muitas ligadas a Sandro Rosell, o ex-presidente do Barcelona que serviu como consultor do Catar.

Vale lembrar que o ex-jogador francês já cumpre uma suspensão de quatro anos como dirigente por ferir o código de ética da Uefa, ao aceitar um repasse de 1,8 milhões de euros autorizado pelo então presidente da Fifa, Joseph Blatter, referente a trabalhos realizados entre 1998 e 2002. A escolha do Catar como sede da Copa de 2022 pelos membros do comitê executivo da Fifa foi uma das responsáveis por iniciar uma crise sem precedentes que a abala a entidade desde 2015.

Compartilhe