Indústria

Tóquio 2020 | Toyota e os Jogos Olímpicos dos robôs

Montadora pretende fornecer soluções de mobilidade que vão além dos seus veículos

Tóquio 2020 | Toyota e os Jogos Olímpicos dos robôs

31 de julho de 2019

2 minutos de Leitura

A Toyota, parceira dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, pretende fornecer soluções de mobilidade que vão além dos seus veículos oficiais para ambos eventos.

A montadora é parte integrante do “Tokyo 2020 Robot Project“, um projeto liderado pelo Comitê Organizador que reúne o governo, autoridades da capital japonesa, especialistas no campo da robótica e marcas parceiras. Para os Jogos do ano que vem, a Toyota irá fornecer robôs e fará uso da inteligência artificial para apoiar a mobilidade de pessoas em vários locais da cidade.

“Na Toyota, usamos a tecnologia de robôs industriais para uma variedade de aplicações baseadas em nossa dedicação ao ‘Apoiar as atividades da vida humana e viver em harmonia com as pessoas’. Desde 2004 desenvolvemos robôs parceiros focados no apoio a pessoas incapazes de se movimentar por conta própria, incluindo o envelhecimento da população. Agora, quando nos transformamos em uma empresa de mobilidade, estamos expandindo nossos esforços de robótica para proporcionar a todas as pessoas a liberdade de se locomoverem”, disse Nobuhiko Koga, diretor do Centro de Pesquisa da Toyota.

Para tal, a montadora japonesa se apoiará no seu conceito “Mobilidade para todos” (Mobility for All) e já apresentou 5 modelos diferentes de robôs que atenderão inúmeras situações de mobilidade que podem ocorrer nos Jogos Olímpicos. Um deles será utilizado para receber atletas e convidados em locais oficiais do evento, reconhecendo a pessoa através de uma câmera instalada na cabeça.

O T-TR1 (imagem 1) dará às pessoas fisicamente impossibilitadas de comparecer aos jogos a chance de participar virtualmente, com uma presença na tela capaz de conversar entre os dois locais. Já o Delivery Support Robot (imagem 2) circulará com bebidas e outros produtos à venda, que poderão ser comprados por meio de um tablet. Por fim,  o Human Support Robot (imagem 3) guiará o público para seus assentos e ajudará pessoas com mobilidade reduzida a transportar refeições, bolsas ou outras cargas leves.

“Em Tóquio 2020, queremos capturar a imaginação dos espectadores fornecendo robôs de apoio enquanto fazemos nossa parte para tornar os Jogos um sucesso”, complementou Koga.

Compartilhe