Indústria

Adversários, Flamengo e Santos alertarão sobre suicídio no Maracanã

"Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu" colocará um girassol na mão de crianças que acompanharão os jogadores no gramado

Adversários, Flamengo e Santos alertarão sobre suicídio no Maracanã

14 de setembro de 2019

2 minutos de Leitura

Neste sábado (14), Flamengo e Santos medirão forças para definir quem ficará com o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão 2019. No entanto, a partida ficará marcada mesmo por uma importante iniciativa que será promovida pelas agremiações.

A “Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu“, que faz parte do movimento mundial Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, colocará um girassol na mão de cada uma das 66 crianças que acompanharão os jogadores dos dois clubes na entrada do gramado. A flor amarela é o símbolo da campanha.

Após o hino nacional, elas serão entregues aos torcedores pelas crianças, que vestirão camisetas estampadas com o nome da campanha e sua hashtag (#DepressaoSemTabu). Como forma de sensibilizar os mais de 60 mil torcedores presentes, um vídeo com depoimentos de jovens que vivenciaram o problema será exibido no telão do Maracanã.

Atualmente, o Brasil é o líder no ranking de depressão da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se ter uma ideia, o problema afeta 5,8% da população, uma taxa superior à média global, que é de 4,4%. Isso significa que quase 12 milhões de brasileiros enfrentam a doença. Os números elevados da depressão no país também acompanham a escalada do suicídio em território nacional. Enquanto o número de pessoas que tiram a própria vida diminui pelo mundo, no Brasil só cresce. Hoje, a cada 46 minutos, alguém põe fim à própria vida no nosso país.

Como a maioria dos casos ocorre com o sexo masculino, os idealizadores da campanha pensaram no futebol como plataforma como forma de ampliar o alcance da iniciativa. O objetivo é prevenir futuros casos, já que 90% deles estão associados a distúrbios mentais e transtornos de humor, entre os quais a depressão se destaca.

Compartilhe