Indústria

Com Europa Conference League, UEFA quer atingir novos mercados

Novo torneio terá início na temporada 2021/2022, com jogos às 18h45 e às 21h de quinta-feira

Com Europa Conference League, UEFA quer atingir novos mercados

25 de setembro de 2019

2 minutos de Leitura

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (24), em Ljubljana, na Eslovênia, a Uefa anunciou detalhes sobre o terceiro torneio continental que passará a organizar a partir da temporada 2021/2022. As informações dadas pela entidade que comanda o futebol europeu já haviam sido divulgadas pelo MKTEsportivo, mas a entidade anunciou algumas mudanças.

Se antes o nome da competição seria Europa League 2, agora será Europa Conference League. A ideia continua sendo usar colocar a competição em um terceiro escalão, atrás da Champions League e Europa League, respectivamente.

Em prol de mais visibilidade, os jogos iniciarão sempre às 18h45 e às 21h das quintas-feiras. Desta maneira, a Conference League não “concorrerá” com a Champions (terça e quarta-feira), mas será realizada no mesmo dia que a Europa League. Sobre os patrocinadores, a Uefa deseja ir ao mercado em busca de aportes exclusivos para o torneio.

Sobre a mecânica, ela foi mantida, com a competição agregando 32 equipes e um total de 141 partidas divididas em 15 semanas. Na primeira fase, serão oito grupos com quatro clubes cada. O primeiro de cada grupo se classifica direto para as oitavas de final. Já os segundos farão um mata-mata com os terceiros da fase de grupos da Europa League para ver quem também vai à fase seguinte.

Após a fase de oitavas, haverá quartas de final, semifinais e, por último, a final, que será disputada em jogo único. A ideia é que as finais sejam mantidas toda na mesma semana (quarta, quinta e sábado).

Como a Uefa quer alcançar novos países do continente, com a Europa Conference League, a entidade terá, pelo menos, 34 nações europeias representadas em um dos três torneios europeus de clubes.

Compartilhe