Atletas

De olho em Tóquio, empresas buscam atletas olímpicos para motivar funcionários

Iniciativa ‘‘Palestra de Atleta’’ reúne mais de 30 profissionais do esporte

De olho em Tóquio, empresas buscam atletas olímpicos para motivar funcionários

26 de setembro de 2019

3 minutos de Leitura

Trabalhar com o que ama é um dos ingredientes para o sucesso, e, para os grandes nomes do mundo empresarial, além da paixão como combustível principal, é preciso dedicação e persistência para atingir resultados.

Desde a infância, o esporte é utilizado de forma lúdica para transmitir lições e valores como respeito, foco e disciplina, que podem ser aplicados à carreira e aos negócios. Foi a partir desse princípio que o empresário Ricardo Oliveira criou a ‘‘Palestra de Atleta’’, empresa que reúne mais de 30 profissionais esportivos – entre atletas e ex-atletas – com objetivo de motivar e transformar equipes de trabalho com base em suas conquistas.

“Os atletas de alto rendimento têm suas imagens ligadas à qualidade de vida e atributos como força, habilidade, velocidade e resistência, que servem de motivação a qualquer pessoa. Nas palestras, eles associam suas conquistas, títulos e medalhas com o sucesso profissional, fazendo um paralelo com os desafios do dia a dia que o universo corporativo traz”, disse Ricardo em entrevista ao MKTEsportivo.

Entre o time de palestrantes, estão atletas olímpicos como Diego Hypólito (ginástica), Rafael Silva (judô), Adriana Silva (maratona) e Poliana Okimoto (maratona aquática), e atletas paralímpicos como Clodoaldo Silva (natação), Dayanne Silva (natação), Maurício Pommê e Gustavo Carneiro (tênis em cadeira de rodas), que abordam temas como concentração, planejamento, superação e resiliência, exemplificando os desafios que a carreira esportiva traz e associando ao mundo corporativo.

Gigantes do mercado como IBM, AMBEV e SESC buscaram palestrantes esportistas com o objetivo de oferecer uma abordagem diferente aos seus funcionários sobre temas comuns no mundo corporativo, como processos, prazos e resultados, com intuito de motivar, melhorar o rendimento pessoal, a qualidade do trabalho e o engajamento de clientes. A Ajinomoto do Brasil, por exemplo, lançou o ‘’Projeto Vitória’’, que conta com um time de atletas e paratletas com o objetivo de apoiar o esporte brasileiro e oferecer suporte nutricional, ação que agrega valor à marca corporativa.

“As empresas têm procurado cada vez mais atletas paralímpicos, que, além de falarem da trajetória vitoriosa no esporte, contam como superaram obstáculos na vida pessoal. É uma grande oportunidade para marcas que querem falar de alta performance, diversidade e inclusão, agregando valor à instituição”, concluiu Ricardo.

Compartilhe