Indústria

Em reconhecimento digital, Ayrton Senna iguala Pelé e supera Neymar

Mesmo após 25 anos do seu falecimento, tricampeão mundial é conhecido por 96.1% do público

Em reconhecimento digital, Ayrton Senna iguala Pelé e supera Neymar

19 de setembro de 2019

3 minutos de Leitura

Um mapeamento completo do mercado sobre a imagem de Ayrton Senna foi feita pela Kantar Ibope e ratificou que o nosso eterno tricampeão segue atemporal para o público.

A pesquisa Celeb Score e Social Media Intelligence revelou que o ex-piloto tem 96.1% de conhecimento entre o universo de internautas brasileiros com 16 anos ou mais. Portanto, a cada dez internautas brasileiros, praticamente todos o reconhecem, independentemente de idade, região, renda ou gênero.

Leia também: Heineken embarca em Ayrton Senna para ativar GP do Brasil

Ayrton Senna está à frente de imagens midiáticas do cenário esportivo atual, como Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo, e a apenas um ponto percentual de Pelé, segundo colocado. Devido à margem de erro da pesquisa de três pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre Senna e Pelé na liderança do nível de reconhecimento entre celebridades esportivas brasileiras.

A conclusão da pesquisa é de que esta liderança “cria um terreno fértil para a continuidade de ações sociais e até mesmo de endossos comerciais” em torno da marca Senna.

“Dois fatores principais, entre outros, contribuem para a imagem do Senna em nosso país e mesmo globalmente. Primeiro, tanto em vida quanto após sua morte, Senna é considerado um dos melhores, senão o melhor piloto de F1 de todos os tempos. Portanto, sua morte, no auge da carreira, cristalizou, para sempre, a imagem de campeão. Segundo, Senna foi tanto um campeão nas pistas quanto fora delas. Sua constante preocupação com a educação brasileira, legado continuado brilhantemente pelo Instituto Ayrton Senna, sua preocupação com os problemas sociais do Brasil, assim como sua personalidade envolvente geraram uma imagem poderosa, cristalizada no coração das pessoas. Os resultados das pesquisas vêm justamente comprovar cientificamente o consenso e a força da sua imagem, que ainda é tão presente no imaginário popular”, disse José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom.

Sobre o perfil demográfico, homens e mulheres se igualam em reconhecimento da imagem do tricampeão mundial. Dentre os que conhecem o ex-piloto, 47% possuem mais de 40 anos e são principalmente das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Por fim, a pesquisa revelou que o nível de interesse por Ayrton Senna é de 67.8 pontos, nota que supera os resultados de todas as celebridades avaliadas. Mesmo após 25 anos de sua morte, a Kantar acredita que ele segue como a personalidade esportiva que gera maior nível de interesse do país. Prova disso, é que a Heineken centrou sua campanha em torno do GP do Brasil de Fórmula 1 na imagem de Senna.

Para chegar no resultado, a Kantar analisou menções no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Blogs e Fóruns em períodos diferentes de 2013 a 2019. Clique aqui e acesse o estudo completo.

Compartilhe