Patrocínio

NFL estuda liberar patrocínios globais entre as franquias

Liga acredita que está em um nível maduro de mercado para conseguir envolver fãs em novos territórios

NFL estuda liberar patrocínios globais entre as franquias

07 de outubro de 2019

2 minutos de Leitura

Parte do seu processo de internacionalização de marca, a NFL está discutindo a possibilidade de permitir que suas franquias firmem acordos comerciais fora dos Estados Unidos. De acordo com o Sports Business Journal, a liga acredita que equipes e seus principais jogadores estão em um nível de maturidade mercadológica mais avançada para conseguir envolver fãs em novos territórios.

Sempre segundo com a publicação, a ideia surgiu a partir da atual operação do Jacksonville Jaguars em Londres, onde a equipe de Shahid Khan tem um escritório, e também direitos especiais para ativar e vender localmente em categorias que ainda não são comercializadas globalmente pela NFL.

No entanto, há alguns entraves que podem atrapalhar os planos, como por exemplo, o real alcance que se pode obter, contratos de exclusividade, bem como a participação da NFL nos lucros. Além disso, franquias como New England Patriots e Dallas Cowboys estão em melhor posição para aproveitar o mercado global, em oposição às equipes menores, o que pode ocasionar um desequilíbrio comercial.

Vale lembrar que a NFL disputa partidas em Londres desde 2007. De lá para cá, foram 24 jogos de temporada regular jogados na capital britânica. Até hoje, 29 das 32 equipes já fizeram a viagem à Europa pelo menos uma vez.

Este ano, Carolina Panthers e Houston Texans farão suas estreias em território inglês, encarando Tampa Bay Buccaneers e Jacksonville Jaguars, respectivamente. Os outros dois jogos serão entre Chicago Bears contra o Oakland Raiders e Cincinnati Bengals contra o Los Angeles Rams. Além da Inglaterra, Rams e Chargers atuarão no Estádio Azteca, no México, em novembro.

Compartilhe