Opinião MKT

A indústria do esporte e a importância de buscar profissionalização

A indústria do esporte exige dos profissionais muito mais do que boa formação. Listamos as principais características de um bom profissional

14 mar, 2017

Por Eduardo Esteves

 

Mais do que boa formação, seja na graduação ou pós, o profissional deve buscar engajar-se em projetos na área, propor soluções inovadoras e fazer a diferença seja qual for o âmbito da indústria esportiva que ele esteja inserido.

Mesmo com um currículo composto por experiências relevantes, em empresas de grande porte, com cursos e especializações de renome, as chances, por si só, poderão tardar a aparecer. Se tratando de esporte, não caia na máxima de que um MBA ou curso de extensão fará toda a diferença para sua inserção. Para o atual cenário, a profissionalização é uma necessidade, claro, mas outros fatores, como networking e proatividade, poderão fazer a diferença para que profissionais possam se destacar no mercado.

É de suma importância que no seu rumo à profissionalização você se aprofunde e busque desenvolver suas principais habilidades. Hoje, não há no mercado uma formação que foque neste sentido, apenas a experiência diária que poderá fazer com que você desenvolva suas aptidões. Portanto, em sua carreira esportiva, trabalhe com o máximo nível de seriedade e responsabilidade, aliando seus conhecimentos do setor com sua experiência de vida ou profissional. E claro, atualiza-se constantemente. Leia muito e busque cases como referência. Criar e manter expertise é fundamental.

Como infelizmente não temos um mercado 100% maduro, muitos percalços e decepções poderão ocorrer em sua trajetória. Diante de um cenário adverso, mantenha sua integridade e honestidade para que você seja respeitado onde for. Peça ajuda quando necessário, saiba ouvir sua equipe e busque apenas os caminhos éticos para atingir seus objetivos. Nunca, em hipótese alguma, corrompa seus valores para alcançar voos mais altos.

marketing-esportivo-importancia-industria

Outro ponto fundamental é manter o auto controle em situações de pressão. No trato com um cliente, superior ou colega de trabalho, uma postura e atitude dignas de um grande profissional poderá ser a melhor forma de resolver um problema. Se tratando do ambiente de trabalho, não deixa que os problemas pessoais interfiram em suas atividades de trabalho.

Quer outra característica fundamental e que denota um profissional de alto nível? Honrar com compromissos. Sempre que realizar uma promessa, faça todo o possível para mantê-la. Se souber que não poderá cumpri-la a tempo, certifique-se de com o máximo de antecedência possível poderá avisar os envolvidos. Mas saiba: honrar prazos e promessas é de suma importância.

Claro que tornar-se um profissional na indústria do esporte não é tão simples e nem há uma fórmula mágica para tal. Como vimos, ter ética, uma postura profissional, acumular boas experiências, atualizar-se constantemente e uma forte rede de contatos poderão fazer a diferença na maneira como você será visto pelo mercado.

 

Gostou do artigo? Entre em contato comigo para que possamos conversar: eduardo@mktesportivo.com