Redes Sociais

Com #CorujãoCoral, Santa Cruz inova e dá aula de engajamento nas redes sociais

Clube pernambucano tem atraído atenção dos seus torcedores ao anunciar novas contratações durante a madrugada

27 dez, 2017

A iniciativa não tem agradado em nada a imprensa local, mas nós, que pensamos exclusivamente em marketing esportivo e ações inovadoras, não poderíamos deixar passar a espetacular ação digital do Santa Cruz intitulada . Quando ocorre, tarde da noite, ela começa da seguinte maneira:

O tweet em questão, sempre divulgado perto da meia noite, já deixa claro que em seguida será divulgada uma nova contratação por parte do clube. Pouco tempo depois, o Santa tira a curiosidade do seu torcedor que, ainda acordado e ansioso pela notícia, fica por dentro da novidade em primeira mão. Para o meia Arthur, por exemplo, estipulou-se uma meta de mil retweets para que o anúncio fosse feito. Mesmo perto da 1 da manhã, a marca foi batida rapidamente. Fantástico!

A partir do horário alternativo escolhido pelo Tricolor, em sinergia com o “Corujão“, naturalmente as redações e jornalistas não conseguem repercutir o fato tão logo ele é anunciado. Há quem reclame por achar que os patrocinadores perdem visibilidade dado o horário escolhido. E a imprensa, que anseia por informação, também é prejudicada. Para nós, insatisfações sem cabimento. Por dois motivos: 1) Como o torcedor abraçou a iniciativa, o engajamento tem sido cada vez mais alto (que patrocinador não anseia por uma base engajada?); 2) Apesar do horário, a imprensa não deixará de informar os seus leitores, apenas o fará mais tarde. Simples assim.

Fato é que os clubes são donos dos seus conteúdos, de suas linhas editoriais e devem buscar constantemente alternativas para engajar a audiência. E isso no horário que desejarem, no formato que sabem ser o mais consumido e da maneira que os seus seguidores preferirem. O tweet a seguir ilustra como o Santa Cruz obteve uma relevância muito positiva de quem realmente interessa: o seu torcedor!

Sabemos que a imprensa é parte fundamental do processo, sem ela não há visibilidade e as equipes deixam de fechar acordos pela cultura de exposição que norteia nosso futebol. Por outro lado, o clube deve ter sempre autonomia de divulgar o que desejar e no momento que pensa ser o mais adequado.

Com o #CorujãoCoral o Santa Cruz estreita a relação com o seu torcedor e, dado o alto nível de interação, pode inserir seus parceiros comerciais dentro das próprias publicações. Isso sim é atender de maneira relevante as (potenciais) necessidades dos seus patrocinadores. Com o elenco fechado, esta categoria de conteúdo poderá ganhar um novo sentido, seguir engajando a partir de um outro approach e ter um patrocínio exclusivo para ela. Para tal, basta ter frequência. Com ela, um relacionamento consistente é construído.

Aos poucos, os clubes passam a entender a importância de monetizar seus perfis e dão um novo significado as suas presenças no âmbito digital. O Santa Cruz, seguindo neste caminho, tende a colher valiosos frutos.