Atletas

#NocheAmarilla | A tradição do Barcelona e o marketing esportivo

Pelo terceiro ano consecutivo, clube equatoriano inicia temporada contratando um astro do futebol

#NocheAmarilla | A tradição do Barcelona e o marketing esportivo

26 de janeiro de 2018

2 minutos de Leitura

Kaká vestirá a camisa 93 do Barcelona de Guayaquil, do Equador. Mas não se trata de um retorno aos gramados. O ex-atleta será o terceiro convidado de honra do clube equatoriano para, mais uma vez, ter um craque do futebol mundial vestindo sua camisa em um amistoso que marca a reapresentação da equipe para a temporada.

Intitulado “Noche Amarilla” (Noite Amarela, em tradução livre), a iniciativa começou em 2016, quando Ronaldinho Gaúcho desembarcou no país para fazer uma apresentação de gala. Já em 2017 foi a vez de Diego Forlán. Ciente da repercussão que tal ato tomará, o Barcelona prepara uma ampla divulgação, que começa desde o momento que o astro desembarca no aeroporto, até o verdadeiro desfile do seu futebol em campo. Tudo vira conteúdo para as redes sociais que registram os maiores engajamentos do ano. Fora a repercussão mundial, com destaque em veículos especializados de todo o mundo.

Esta midiática reapresentação tem transformado o Barcelona SC no clube que todos aguardam ansiosamente o retorno aos trabalhos já que um astro certamente será “contratado”.  Kaká, que anunciou a aposentadoria no final do ano passado, vestirá a camisa 93 em homenagem ao aniversário do clube em 2018. O mesmo ocorreu com Ronaldinho, que vestiu a 91, e Forlán usou a 92.

Além da visibilidade global, o Barcelona aproveita para rentabilizar, uma vez que consegue fechar acordos pontuais para a partida e também vende camisas oficiais com o nome e número do jogador em questão. Seus atuais parceiros também aproveitam a oportunidade e têm a imagem de um astro da bola vinculada às suas. Já a coletiva de apresentação conta com ingressos divididos por categorias, com os sócios pagando menos e entradas mais caras que dão oportunidade de conhecer o craque de perto. Por fim, a bilheteria, a partir do momento mais esperado pelos torcedores: a partida.

O Barcelona encontrou uma maneira de ser o centro das atenções do futebol ao menos durante determinado momento do ano. Contemplando visibilidade e receitas, todos o mês de janeiro será palco de uma das ações mais inteligentes e estratégicas do marketing esportivo mundial.

Compartilhe