Atletas

Especial | A lição de Grigor Dimitrov ao mercado de patrocínio

Novo embaixador da Häagen-Dazs, tenista búlgaro mostra um conhecimento raro de mercado e de como valorizar sua imagem

Especial | A lição de Grigor Dimitrov ao mercado de patrocínio

21 de fevereiro de 2018

3 minutos de Leitura

Por Eduardo Esteves

 

Com apenas 26 anos e atual terceiro colocado no ranking de entrada da ATP, Grigor Dimitrov pode não ser considerado um dos tenistas mais carismáticos do circuito mundial, mas em recente entrevista mostrou uma consciência reservada para poucos quando o assunto é marketing esportivo.

Novo embaixador da Häagen-Dazs, o búlgaro falou sobre sua relação com o mercado publicitário e o motivo pelo qual não aceita qualquer oferta que chega ao seu staff. “Eu só trabalho com marcas que eu realmente sou apaixonado, confio e que se encaixam na minha vida e personalidade. Preciso me sentir realmente entusiasmado com a parceria para passar verdade” disse ao The Drum, portal especializado em marketing.

“Sou grande fã de sorvete desde sempre. O meu favorito sempre foi o Häagen-Dazs. Durante a temporada devo seguir uma dieta bastante rigorosa, mas o sorvete sempre foi minha única exceção. É definitivamente a única comida com a qual não posso viver”, destacou sobre o seu novo contrato. “Adoro o que a marca Häagen-Dazs representa e é realmente um privilégio ser parte da família General Mills”, completou.

Sobre o tênis ficar atrás de diversas modalidades quando o assunto é volume de investimentos, Dimitrov lamentou o cenário e mostrou uma visão macro sobre o negócio. Se mais marcas deveriam investir no seu esporte? Dimitrov foi direto: “Eu acredito. Não acho que haja um esporte mais global do que o tênis. Nós competimos em todo o mundo por 11 meses do ano e competimos em muitos mercados diferentes. No ano passado, estive em 14 países de cinco continentes diferentes, o que é absolutamente incrível”.

Inegavelmente, no atual cenário, as marcas estão aproveitando a popularidade dos atletas também nas redes sociais, assunto abordado pela The Drum com o tenista. “Minha parte favorita sobre as mídias sociais é que é uma maneira de me comunicar diretamente com os fãs. Adoro poder mostrar-lhes um pouco sobre minha vida longe das quadras. Hoje, os fãs de tênis se sentem mais conectados conosco e acho que isso é muito bom. Por outro lado, é fundamental encontrar um equilíbrio, afinal, elas também podem se tornar uma distração”, salientou.

Sobre esta visão de encontrar ‘parceiros’ que tenham uma relação mais emocional com a marca, a Haagen-Dazs fez coro ao que o novo embaixador destacou. “Não estávamos à procura de um embaixador ou influenciador de marca, ou mesmo pensando em um meio termo entre os dois. Quando você conhece um fã genuíno que vive e respira sua filosofia, você sabe que está em algo especial e o próximo capítulo pode ser um caminho para uma conversa futura”, comentou ao portal o chefe de marketing da Haagen-Dazs para o mercado europeu, Arjoon Bose.

Em um contexto que as marcas se tornam cada vez mais protagonistas dos cofres de clubes e atuam diretamente na valorização dos atletas, Grigor Dimitrov mostra que a banalização da imagem não é o caminho para se tornar um embaixador respeitado dentro do mercado. Por ser focado em ser rosto de empresas que realmente confia e que possui algum tipo de ligação com sua trajetória, faz com que Dimitrov destoe dos demais.

Compartilhe