Indústria

Ligas, clubes e atletas europeus mais populares nas redes sociais da China

Em sua sétima edição, estudo Red Card apresenta o cenário digital dos europeus em território chinês

1 fev, 2018

O Manchester United manteve o primeiro lugar e segue como o mais popular da China no âmbito online. De acordo com o estudo Red Card, que analisa a influência dos principais clubes europeus nas mídias sociais chinesas, os Red Devils seguem na liderança e, se figurou à frente do Bayern de Munique em 2017, desta vez, o Real Madrid pulou para o segundo lugar.

Entrando em sua sétima edição, o estudo leva em consideração dados de seguidores nas plataformas chinesas WeChat e Weibo, bem como números de audiência de transmissões ao vivo de jogos, os acessos nas versões chinesas dos sites oficiais e download dos aplicativos no país.

Como se sabe, há um atual movimento de gigantes da Europa desembarcando no país com escritórios permanentes de olho em uma aproximação com os fãs e captação de novos patrocínios. A estratégia adotada reflete diretamente nos que figuram entre os mais populares.

O diretor de mídia do Manchester United, Phil Lynch, afirmou que o clube inglês conta hoje com 107 milhões de seguidores na China, sendo ela um dos mercados mais importantes do clube atualmente. Completam o TOP 5 entre os europeus o Bayern de Munique, Arsenal e o Liverpool.

Já a Bundesliga segue como a liga mais influente no online à frente da Premier League, e Lionel Messi desbancou Cristiano Ronaldo e assumiu o posto de jogador com o maior envolvimento social em solo chinês. O argentino obteve mais de 1 milhão de novos seguidores nas redes chinesas em 2017. Contribuíram para a popularidade do argentino a construção da “Messi Experience Park” e ter se tornado embaixador global da Huawei.

Entre os atletas, Anthony Martial (?) é o terceiro mais popular, com Paul Pogba e Wayne Rooney completando as cinco primeiras colocações.