Indústria

Manchester United terá pela primeira vez uma mulher em seu comitê de direção

Collette Roche assumirá a posição de diretora de operações, cargo que até então não existia nos Red Devils

Manchester United terá pela primeira vez uma mulher em seu comitê de direção

19 de abril de 2018

2 minutos de Leitura

Há alguns meses o Manchester United atua nos bastidores para fortalecer seu comitê de direção. O processo levará o clube a nomear pela primeira vez em sua história uma mulher para esse grupo de trabalho. Collette Roche assumirá a posição de diretora de operações, cargo que até então não existia nos Red Devils.

A executiva virá do Manchester Airports Group, uma empresa que gerencia a infraestrutura aérea da cidade. A contratação será um marco não somente para o Manchester United, mas também para o próprio futebol britânico. Collette será apenas a sétima mulher a ocupar funções do comitê de direção entre os 92 clubes da Premier League e da English Football League. O rival Manchester City conta com a espanhola Núria Tarré como diretora de marketing. Focando apenas na elite inglesa, ela será a quinta mulher. As outras quatro são Karren Brady (vice-presidente do West Ham), Marina Granovskaia (diretora do Chelsea), Susan Whelan (CEO do Leicester City) e Denise Barrett-Baxendale (vice-presidente executiva do Everton).

A chegada de Collette ocorre após o diretor financeiro do clube, Cliff Baty, ser promovido e ocupar um lugar no conselho de diretores. A nova administração do United será responsável pela gestão de suas principais estruturas, que contempla o Old Trafford e o AON Training Complex, o seu centro de treinamento.

Aos 43 anos, Collette Roche é atualmente a CEO do Manchester Airports Group, que possui três aeroportos britânicos (East Midlands, Manchester Airport e London Stansted Airport). Ela ainda é diretora não executiva da rede de lanchonetes JW Lees e membro do conselho de administração do Northern Powerhouse, projeto proposto e presidido pelo ex-chanceler George Osbourne para impulsionar o crescimento econômico em Manchester, Liverpool, Leeds, Sheffield, Hull e Newcastle. Anteriormente, teve passagens por multinacionais como Ford Motor Company, Siemens e United Utilities. Em todas, chegou a ocupar cargos seniores.

A incorporação de mulheres ao comitê é parte do compromisso do Manchester United de promover a presença das mesmas na instituição. No gigante inglês já existe uma mulher diretora, Darcie Glazer, mas ela trabalha de forma não executiva. Para a próxima temporada, o clube se inscreveu para ingressar um time feminino na Superliga Feminina 2 (WSL2), a segunda divisão da categoria.

Compartilhe