Por Eduardo Esteves
Recém alfabetizada, Maria da Glória Silvestre jamais irá esquecer da experiência que passou recentemente no Maracanã. Flamenguista de coração, ela recebeu um convite da empresa que trabalha, a MRV Engenharia, para anunciar a escalação do Flamengo ao vivo para todo o estádio. A empresa é uma das principais patrocinadoras do Flamengo.
A iniciativa destaca a importância da alfabetização e como saber ler e escrever muda a vida de uma pessoa. Histórias como a de Maria da Glória merecem vir à tona para que inspirem pessoas que ainda encontram-se à margem do sistema de ensino. Utilizar o clube mais popular do país como voz desta causa faz com que o conteúdo ganhe em relevância e alcance, isso sem contar o seu poder transformador.
Iniciativas deste tipo são fundamentais em um país que registra quase 12 milhões de analfabetos, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado. O número corresponde a 7.2% da população de 15 anos ou mais.
A ilustre torcedora participa do Projeto Escola Nota 10, que conta com o apoio do Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela construtora. Desde 2011, 3.8 mil colaboradores da companhia foram alfabetizados a partir de aulas realizadas no local e horário de trabalho.