Indústria

Com a Copa de 2022 entre novembro e dezembro, como ficará o calendário europeu?

Torneio será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro em função das temperaturas no verão do país baterem a casa dos 40 graus

Com a Copa de 2022 entre novembro e dezembro, como ficará o calendário europeu?

21 de julho de 2018

2 minutos de Leitura

Durante o último final de semana o MKTEsportivo destacou como a Fifa aproveitou o final da Copa do Mundo da Rússia para já ativar o próximo Mundial, que será disputado no Qatar em 2022. Conforme detalhamos, o torneio será disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro, uma mudança de calendário necessária pelo fato de as temperaturas no verão do país baterem facilmente a casa dos 40oC.

Como tradicionalmente os Mundiais são disputados no período de férias de verão na Europa, entre junho e julho, paira a dúvida de como a UEFA irá estabelecer o calendário do continente daqui quatro anos e encaixar uma UEFA Champions League e Europa League em franca atividade. A entidade ainda não se pronunciou sobre o que irá fazer.

No Brasil, por exemplo, a Copa do Qatar pegaria a reta final da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Com o torneio entre novembro e dezembro, a solução será muito simples: antecipar o término das competições em algumas semanas.




Outra questão abordada pela Fifa foi a possibilidade de a Copa contar com 48 seleções já em sua próxima edição. Como se sabe, a mudança seria feita apenas em 2026, quando Estados Unidos, México e Canadá dividirão a sede. Nos bastidores da Suíça, há quem diga que a ideia ganhe força para iniciar já no próximo Mundial. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, faz coro para que a alteração seja para 2022. Isso se o Qatar der consentimento à ideia.

Importante lembrar que o Qatar passa por um momento complicado. O país sofreu um boicote de países vizinhos e, caso precise, não poderá contar com o auxílio de ninguém. “Se acharmos que não é a favor de nós ou do futebol, não o faremos. Se uma Copa do Mundo com 48 equipes for um formato interessante e não seguir o tipo tradicional de formato, pode acrescentar um novo elemento empolgante. Então, por que não?”, comentou Nasser Al Khater, secretário-geral adjunto dos organizadores da Copa do Qatar.

Se a mudança no número de participantes ocorrer, será preciso modificar também o formato das Eliminatórias. A decisão certamente sairá até março do ano que vem.

Compartilhe