Indústria

Bilionário americano adquire participação no Arsenal e revolta torcedores

Associação de Torcedores do clube, fundo que representa os sócios minoritários, criticou a decisão

Bilionário americano adquire participação no Arsenal e revolta torcedores

07 de agosto de 2018

2 minutos de Leitura

O Arsenal anunciou hoje que o bilionário americano Stanley Kroenke, através de sua empresa de investimentos KSE, comprou 30% das ações que pertenciam ao russo Alisher Usmanov. A negociação foi fechada em US$ 712 milhões. Por quase dez anos, ambos disputavam para ter maior poder de decisão sobre o futuro dos Gunners.

Logo após o anúncio, a Associação de Torcedores do Arsenal, fundo que representa os sócios minoritários do clube, criticou a decisão. Em nota, a associação destacou que “Stanley Kroenke tornar o clube privado fará com que os fãs deixem de dar suas valorosas contribuições“. Como agora Kroenke tem o poder de todas as decisões, a KSE poderá colocar fim aos encontros anuais com os investidores para debater a gestão do Arsenal.

Vale lembrar que no ano passado Alisher Usmanov chegou a oferecer £ 1 bilhão para comprar a parte de Kroenke no Arsenal. A oferta foi rejeitada e, em contrapartida, o americano ofereceu £ 525 milhões pela parte do russo. Agora, menos de um ano depois, o investidor russo aceitou uma proposta £ 50 milhões mais elevada para vender sua parte.

A KSE, que detém outras equipes, como o Denver Nuggets, da NBA, afirmou que irá explorar o alto poder de decisão que terá sobre o futuro do Arsenal daqui em diante.

Na Premier League, negócio similar ao dos Gunners é o da família Glazer com o Manchester United, o primeiro ser adquirido por um fundo americano. Em 2005, eles foram amplamente criticados por centralizar o poder e não dar voz ao torcedor.

Compartilhe